“Outsourcing” é uma palavra que está em alta no meio corporativo e você já deve ter ouvido falar. Mas afinal, o que significa?
No inglês “out” significa “fora” e “sourcing” significa “fonte”, ou seja, é a contratação de uma empresa ou profissional externo especializado para desenvolver as atividades técnicas e específicas dentro de uma empresa, sendo considerado um tipo de terceirização.
O QUE É?
O outsourcing é uma ferramenta estratégica de contratação utilizada para o desenvolvimento de atividades ou processos específicos de uma determinada empresa, desde que não seja sua atividade fim, executado em assunto que a empresa não seja expert, por uma pessoa especializada externa à organização, trazendo agilidade e eficiência na execução.
Mas se estamos contratando uma mão de obra externa, não poderíamos dizer que o outsourcing é o que conhecemos como “terceirização”?
O outsourcing pode ser considerado como um tipo de terceirização, porém há diferenças entre os dois tipos de contratação.
A terceirização é a contratação de uma empresa ou indivíduo para execução de uma atividade, geralmente rotineira. Porém, por mais que seja uma atividade específica, o terceiro não precisa, necessariamente, ter conhecimento e experiência para o desenvolvimento da mesma.
Já no outsourcing, a contratação visa justamente a capacidade técnica e experiência prévia para agregar e agilizar a implantação ou desenvolvimento de processos de gestão específicos da empresa contratante, relacionada principalmente ao core-business.
Ou seja, o grande diferencial entre as duas, é a questão do know-how agregado, das áreas e das funções de atuação.
Em contrapartida a escolha pela contratação externa, especializada ou não, temos o “insourcing”, que do inglês “in” significa “dentro” e, como falado anteriormente, “sourcing” significa “fonte”. Insourcing, portanto, é a escolha pela realização de atividades específicas por meio de seus próprios funcionários, por meio da realização de treinamentos para capacitação na nova atividade ou até mesmo a contratação de novos colaboradores, que podem ser tanto efetivos quanto temporários, mobilizando novas áreas ou agregando uma nova função às atividades já desenvolvidas pelo seu cargo e função.
POR QUE IMPLEMENTAR?
Há diversos fatores positivos para a implementação do outsourcing de gestão em uma empresa, que podem variar de acordo com as necessidades, os objetivos, as metas e posição atual no mercado.
Nos tópicos a seguir, apresentarei de forma resumida as principais vantagens em relação à contratação de outsourcing nas empresas.
Sob demanda: o serviço pode ser contratado conforme a necessidade da empresa e
priorização das atividades. Pode ocorrer, por exemplo, após uma auditoria, uma inspeção, uma análise crítica, entre outras ações em que se verifica a necessidade da criação ou melhoria de algum processo pontual.
Neste caso, não será necessário alocar e treinar um funcionário ou criar uma área para realizar essa demanda se houver a contratação do outsourcing para execução da mesma.
Além disso, essa contratação será realizada apenas pelo período necessário para atendimento à demanda.
Redução dos custos: a contratação interna de mão de obra especializada pode ser muito cara e algumas vezes impeditiva para as empresas, porém o outsourcing permite que essa mão de obra seja contratada por demanda específica, diminuindo o custo total do serviço, alcançando a qualidade pretendida e atendimento ao objetivo.
Outro ponto importante neste tópico, é que com a contratação externa, não há custos com o processo de recrutamento e seleção de um novo funcionário, bem como não há a necessidade de investimento na capacitação do mesmo para desenvolvimento de suas habilidades e capacidade técnica para execução das atividades, assim como não é necessário a compra de equipamentos e disponibilização de área de trabalho.
Redução de riscos: a contratação de uma empresa para fornecimento de um serviço extremamente especializado diminui o risco do projeto, pois reduz as chances de erro decorrentes da falta de experiência e de conhecimento específico e, consequentemente, diminui a possibilidade de retrabalho para alcançar um atendimento satisfatório à demanda.
Além disso, o outsourcing, por ser especializado no assunto, agrega agilidade na execução da atividade e compartilha com a empresa suas habilidades, experiências e conhecimento adquiridos anteriormente, podendo implementar processos mais complexos e que tragam maior assertividade e resultado ao objetivo do cliente.
Agilidade no processo: esse tipo de profissional já conta com capacitações, especializações, estudos constantes, uso de diversas ferramentas e equipamentos, o que faz com que tenha know-how necessário para executar um rápido diagnóstico e início de processo, trazendo agilidade na tomada de decisões e garantindo que as atividades essenciais sejam priorizadas e iniciadas em um curto prazo, sem a necessidade de um período para a capacitação de um colaborador interno.
Contratação virtual, in loco ou customizado: a empresa pode decidir, de acordo com seus objetivos e interesses, o tipo de execução do serviço do outsourcing: presencial, digital ou híbrido, este último podendo ser totalmente customizado de acordo com as necessidades da empresa e da execução da atividade.
Com a digitalização do mercado de trabalho acelerada pela recente pandemia, vemos cada vez mais ferramentas de trabalho no meio digital. Porém, essas ferramentas exigem capacitação e preparo para serem utilizadas corretamente e de modo eficiente. Muitas empresas não estavam familiarizadas com o uso de ferramentais digitais, mas tiveram que se adaptar rapidamente.
As empresas que oferecem serviços de outsourcing, como exemplo as consultorias, empresas de treinamento e de TI, se destacaram no mercado por ser um modo de trabalho já consolidado e muito utilizado para atendimento aos clientes há anos.
Experiência e valor agregado: no mercado atual, manter um colaborador extremamente especialista no seu quadro de colaboradores acarreta um valor elevado na folha de pagamento para execução de demandas que geralmente são pontuais.
A vantagem da contratação do outsourcing neste tópico é justamente por ser um profissional especialista e experiente na execução da atividade pontual, mas não possuir o vínculo empregatício por tempo indeterminado, como ocorre com a contratação insourcing.
O período de contratação do profissional externo é somente pelo tempo necessário para realização da atividade, podendo ser recontratado sempre que houver novas demandas.
Foco na atividade e nos negócios: os empregados possuem uma rotina de atividades para alcançar o objetivo da empresa e, além dessas atividades principais do negócio, uma parte do tempo é destinado para atividades administrativas rotineiras, como: reuniões operacionais e gerenciais, abertura de chamados, preenchimento de formulários, acompanhamento de atividades etc.
Adicionar uma nova demanda a esses profissionais pode acarretar uma sobrecarga de trabalho, podendo trazer prejuízo nas entregas essenciais de sua função e atrapalhar no desempenho de atividades da empresa que geram receita.
O profissional outsourcing é uma ótima maneira de suprir a demanda de desenvolver, organizar e tornar mais fácil e prático o andamento das atividades, uma vez que não está inserido diretamente nas questões internas da empresa e não participa das rotinas que um colaborador interno precisa cumprir, trazendo agilidade e não impactando o desempenho dos processos que afetam diretamente a atividade fim da empresa.
Desta forma, o profissional interno consegue desempenhar de forma mais efetiva as funções que já possui conhecimento e executa com excelência, dando continuidade aos processos essenciais, enquanto as demandas pontuais e específicas estão sendo realizadas por profissional externo especializando, sem impactar ou sobrecarregar suas atividades.
Utilizar desta estratégia aumenta a satisfação dos colaboradores internos ao não dividir e sobrecarregar suas atividades com algo que muitas vezes ele não possui conhecimento ou experiência, possibilitando que eles mantenham o foco no desempenho em suas áreas, o que gera resultados positivos na qualidade da entrega dos produtos ou serviços.
CONCLUSÃO
Vemos o mercado apresentar mudanças rápidas com maior frequência, seja por conta de questões locais, globais, alterações em legislações, mudanças na sociedade ou até mesmo o desenvolvimento de novas tecnologias. Desta forma, é essencial que as empresas se adaptem às novidades do mercado para se destacarem e manterem a competitividade.
A possibilidade de realizar uma contratação externa altamente especializada que proporcione à empresa o atendimento às necessidades específicas de forma rápida, acesso às novas tecnologias e ferramentas, assertividade no desempenho das funções e redução de custos, tem tornado o outsoucing altamente atrativo e cada vez mais utilizado no meio corporativo, independentemente do porte da empresa, justamente por apresentar resultados positivos e significativos em um curto período, sem alterar a estrutura da empresa ou ser necessário um alto investimento.
Para garantir o sucesso na contratação do outsourcing é fundamental a escolha de uma empresa séria e responsável, que apresente cases e experiência comprovada dos seus colaboradores.
Essa pesquisa inicial diminui o risco da contratação e garante o sucesso que é esperado para o seu negócio.
Afinal, você e sua empresa estão preparados para as mudanças do mercado corporativo e estão confortáveis com a competitividade? Caso tenha ficado em dúvida ou a resposta tenha sido “não”, a contratação do outsourcing é uma ótima alternativa para você e sua empresa se destacarem.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe da SG4 Soluções Integradas, empresa especializada Consultoria, Auditoria, Treinamentos e Gestão Ocupacional, apoiando as empresas na melhoria do desempenho em gestão e ESG.