Philip Kotler: 10 lições do pai do marketing

Como provavelmente você sabe, o marketing é fundamental para qualquer empresa ultimamente. Sendo assim, caso você faça parte do mundo empresarial, é muito importante procurar saber sobre o assunto. Para fazer isso, no entanto, nada melhor do que conhecer os ensinamentos de especialistas. Aqui, falaremos de Philip Kotler, o pai do marketing.

Quem é Philip Kotler?

Nascido no dia 27 de maio de 1931, em Chicago, Illinois, Estados Unidos, Philip Kotler é um Ph.D. em economia, que aprofundou os seus estudos na área do marketing.

Como se não bastasse a sua formação em economia, Philip ainda conta com um pós-doutorado na Universidade de Harvard, em matemática, e além disso, um em ciências comportamentais, na Universidade de Chicago.

No ano de 1962, aos 31 anos, Philip tornou-se professor na  Kellog School of Management. Posteriormente, mais especificamente no ano de 1967, ele publicou a obra que até hoje consideram como a bíblia do marketing, seu livro “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”.

No ano de 1988, ele tomou posse de uma cadeira na Marketing Internacional na Universidade de Northwestern, posto que ocupa até os dias de hoje.

Ele ficou conhecido por suas grandes contribuições para o mundo do marketing. Na área, entre outras coisas, ele ampliou o conceito empregado à palavra e ainda aumentou a sua importância dentro do mundo dos negócios.

Até hoje, Philip Kotler é considerado um dos nomes mais importantes no marketing para negócios, ficando conhecido, inclusive, como o “pai” ou o “guru do marketing”.

Veja agora quais são os conceitos de marketing de acordo com Philip Kotler

Conceito de marketing para Philip Kotler

Para Kotler, existem 3 tipos de marketing, sendo eles os seguintes:

  • Marketing 1.0: esse é o tipo de marketing que vemos com mais frequência. Aqui, o objetivo principal é atingir a mente do cliente. Isso é feito através da oferta de produtos de forma que sejam capazes de atrair a atenção dos clientes.
  • Marketing 2.0: as empresas que utilizam o marketing 2.0, por outro lado, disponibilizam esforços para conhecer os seus clientes, de modo que possam criar campanhas mais otimizadas para o público que querem alcançar.
  • Marketing 3.0: o marketing 3.0, por sua vez, além de engajar o público com conteúdos otimizados, ainda procura formas de auxiliar o mundo a se tornar um lugar melhor.

10 ensinamentos de Philip Kotler

Agora que você já sabe quais são as 3 categorias de marketing defendidas por Kotler, portanto, veja quais são 10 dos seus principais ensinamentos.

1. Os clientes são diferentes

Essa ideia é o que orienta o marketing 2.0. Isso pois, como nós já sabemos, é muito difícil que uma mesma coisa agrade todas as pessoas. Isso não seria diferente com o seu serviço ou produto, certo? Sendo assim, seria presunção acreditar que as suas estratégias serão capazes de atingir todos os consumidores.

Por isso, é muito importante que você reúna informações sobre o maior número possível de clientes e, com base nos pontos em comum, elabore estratégias otimizadas para aqueles que você quer atingir.

2. O ensinamento mais famoso de Philip Kotler: a fidelização é mais vantajosa que a prospecção

Philip Kotler é muito conhecido por defender a teoria de que um conquistar um novo cliente pode custar entre 5 e 7 vezes mais do que conquistar um novo. Algo que, se você trabalha com aquisição de clientes, sabe que é verdade.

Sendo assim, é fundamental que você elabore estratégias que sejam capazes de cativar e fidelizar os seus clientes, de forma que eles não sintam vontade e nem necessidade de fazerem negócios com a concorrência.

3. Tenha responsabilidade social

Como nós já vimos no conceito de marketing 3.0, é necessário que os empresários dediquem os seus esforços, também, para transformar o mundo em um lugar melhor.

Sobre isso, Kotler diz que “Consciência ambiental, ética e respeito pela lei não devem ser deixados de lado”. Por isso, é importante que você sempre considere esses pontos tanto ao construir a sua marca quanto durante a elaboração de campanhas.

4. O ócio faz parte do processo criativo

Sim, criar as melhores estratégias é algo fundamental dentro do mundo dos negócios. Contudo, para que isso seja possível, é necessário tirar um tempo para pensar sobre o assunto.

Como dito por Kotler, “é necessário tempo para elaborar as melhores estratégias”, por isso, quando for lidar com seus funcionários, valorize os resultados e não o tempo que eles demoram para chegar até eles.

5. A ciência de dados é o futuro

Como já mencionamos, conhecer os seus clientes é fundamental para elaborar as melhores estratégias e, consequentemente, alcançar os melhores resultados.

De acordo com Philip Kotler, os bancos de dados são importantes pois através deles “sabemos o suficiente sobre cada cliente para poder criar ofertas relevantes e personalizadas a cada um deles”.

6. Clientes satisfeitos são a melhor propaganda

Ainda no que diz respeito à importância de fidelizar os seus clientes, devemos mencionar que nada influencia mais as pessoas do que outras pessoas.

Sendo assim, reúna esforços para que a experiência do seu cliente seja boa ao ponto dele te indicar para os seus conhecidos. Com isso, você aumenta a sua autoridade e seu volume de vendas.

7. Adiante-se aos seus clientes

É importante que você estude a fundo o seu mercado e os seus clientes. Dessa forma você terá os insights necessários para prever futuras tendências.

Afinal, como defendido por Kotler, “A coisa mais importante é prever onde os clientes vão e parar na frente deles.”

8. O Marketing está sempre evoluindo

O mundo é algo em constante mudança, sendo assim, todas as coisas presentes nele também mudam com a mesma frequência. Portanto é fundamental que, no que diz respeito ao marketing para os negócios, os profissionais sempre busquem se atualizar e conhecer as novas tendências e tecnologias.

Isso pois, como o próprio pai do marketing defende, “o marketing é uma corrida sem linha de chegada”.

9. Ofereça uma boa prestação de serviços

Outro ponto defendido por Kotler é que todas as empresas são de serviços. Ou seja, se você comercializa produtos agropecuários, você é uma empresa de serviços agropecuários.

Tendo isso em mente, Kotler questiona: “a sua prestação de serviços faz seus clientes sorrirem?”. Considere essa questão e, caso a resposta seja negativa, procure maneiras de otimizar seu atendimento.

 

10. Ao invés de questionar quando custa implementar uma estratégia, descubra quanto custa não fazê-la

Quando uma ideia chega ao time de liderança de uma empresa, é comum que surja o seguinte questionamento: “quanto isso vai custar para a empresa?”

De acordo com Philip, ao invés desse questionamento sobre orçamento, o que deveria ser feito é sobre quanto custa não colocar essa ideia em prática. Dessa forma, menos projetos com grande potencial serão deixados de lado.

Como o próprio guru disse “As empresas prestam muita atenção no custo de execução quando fazem algo. Elas deveriam estar mais preocupadas com o custo de não fazê-lo”.

Conclusão sobre os ensinamentos de Philip Kotler

Esperamos que os ensinamentos aqui reproduzidos possam ser os responsáveis por trazer excelentes resultados para o seu negócio, como acreditamos que serão.

Afinal, como bem sabemos, a relevância de algo é sempre fundamental, e se existe uma personalidade com grande relevância no mundo do marketing, esse é Philip Kotler.