Planejamento estratégico: 5 dicas essenciais para o seu negócio

Planejamento estratégico

Você sabia que o planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para o crescimento da sua empresa?

O recurso permite que empreendedores e gestores saibam exatamente o que precisa ser feito para que a organização alcance resultados melhores e ganhe relevância no mercado.

Não importa o tamanho da sua empresa: sem um bom planejamento é impossível chegar a níveis mais altos, aumentar a receita e expandir o seu negócio em um momento futuro.

Se você ainda não tem um planejamento estratégico, pare tudo o que está fazendo agora e venha conferir este conteúdo que preparamos especialmente sobre o tema. Aqui compartilharemos dicas importantes para desenvolver o projeto do seu negócio. Confira!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um recurso de gerenciamento para ajudar empreendedores e lideranças a traçar um caminho a seguir para alcançar os objetivos da empresa.

Digamos que se trata de uma ferramenta que funciona como um guia, que demonstra onde a empresa está, aonde ela deseja chegar e o que é necessário fazer para efetivar esse trajeto.

Além do mais, o planejamento estratégico orienta o proprietário a fazer escolhas seguras, prever problemas e acompanhar os resultados da empresa, ação primordial em cenários mais delicados.

Dessa forma, o empreendedor deixa de atuar pelo “achismo”, por aquilo que ele percebe do seu negócio e do mercado, tendo uma visão mais objetiva da sua organização.

Qual a finalidade do planejamento estratégico?

Empreendedorismo e planejamento estratégico caminham juntos, pois a ferramenta é indispensável na fase inicial da organização, já que é nesse exato momento que o plano de negócios começa a tomar forma.

Ainda que as atividades da empresa tenham iniciado, a necessidade de contar com um bom planejamento estratégico é diária, já que ele serve para:

  • Disponibilizar novos produtos e serviços de forma planejada;
  • Elaborar ações para atrair novos clientes, reter os atuais, aumentar e variar os canais de vendas;
  • Fazer previsões para avaliar a viabilidade de expandir o negócio ou fazer novos investimentos;
  • Situar a empresa na posição de autoridade, já que o planejamento estratégico ajuda a obter vantagem competitiva em relação à concorrência;
  • Alavancar as vendas e as receitas;
  • Usufruir adequadamente dos recursos conforme as metas definidas;
  • Melhorar a gestão financeira e a aplicação correta dos recursos;
  • Enfrentar as instabilidades e as ameaças do mercado;
  • Encerrar as atividades da empresa por motivo de gestão ineficaz.

O planejamento estratégico é utilizado para evitar e resolver diversos problemas corporativos, além de ajudar a atingir as metas da empresa. Mas, para que isso aconteça, elas precisam ser coerentes com o cenário do seu negócio.

Motivos para elaborar um planejamento estratégico

Veja os principais motivos para investir num planejamento estratégico para a sua empresa:

Tomada de decisão ágil

Quando uma empresa tem um planejamento estratégico, seus objetivos estão bem definidos e ela está ciente de todos os riscos que pode correr e das ações que devem ser tomadas para alcançar seus objetivos.

Com isso, o processo de tomada de decisão é mais rápido, já que tudo o que será resolvido será em prol de beneficiar a empresa.

Conhecimento sobre a concorrência

Algumas informações são indispensáveis na hora de elaborar o planejamento estratégico. Pesquisar sobre o mercado onde a organização está inserida, conhecendo seus pontos fortes, pontos a melhorar, oportunidades e ameaças — a Análise SWOT é ideal para fazer esse levantamento.

Além disso, é importante saber quem são os concorrentes, clientes e fornecedores; manter atualizada as informações sobre o cenário do segmento de atuação.

Engajamento da equipe

Um dos objetivos do planejamento estratégico é estabelecer os objetivos de uma empresa e planejar o caminho que ela deseja seguir para torná-los real. Para obter os resultados almejados, é essencial o envolvimento de toda a empresa.

Equipes que trabalham por um único propósito e têm suas atribuições bem definidas, têm como consequência a otimização da comunicação, além de elevar o estímulo e o engajamento dos envolvidos.

Percepção coletiva

Quando os colaboradores percebem a relevância do seu trabalho para a organização, o seu orgulho de pertencer é potencializado. 

Dessa forma, a percepção de todos os envolvidos sobre a responsabilidade de fazer a sua parte vai se ampliando, logo, todos se comprometem em empregar seus esforços da melhor forma possível para juntos alcançar os resultados da empresa.

Dicas para fazer um planejamento estratégico eficiente para a sua empresa

Como você já viu até aqui, o planejamento estratégico é indispensável para que a sua empresa cresça de forma sustentável e alcance a melhor posição no mercado, além dos melhores resultados.

E agora chegou o momento de você colocar a mão na massa e começar a elaborar o planejamento estratégico do seu negócio. Por isso, selecionamos as melhores dicas para você fazer um projeto impecável. Confira:

1. Defina objetivos e metas apropriadas

O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico da sua empresa é estabelecer metas e objetivos coerentes com o cenário do seu negócio. Faça bom uso do registro de resultados anteriores para projetar os resultados futuros, levando em conta uma porcentagem de aumento para esses números.

Mas é preciso cautela na hora de estabelecer esse percentual, para que as metas não se transformem em algo inalcançável, o que desmotivaria a sua equipe. Porcentagens baixas também não são bem-vindas, já que pediria o mínimo de esforço para atingir as metas.

Para adequar os percentuais, analise o mercado considerando os meios disponíveis para definir o que pode ser atingível.

2. Elabore um planejamento orçamentário

É impossível fazer um planejamento estratégico sem pensar na saúde financeira da empresa. Sem capital disponível, tudo o que depender dele será inviável. 

Quando as metas e objetivos são estabelecidos, apenas a receita planejada será considerada. Porém, o planejamento orçamentário exige muito mais. É necessário a projeção do fluxo de caixa com o lucro obtido com as vendas, planejar os gastos com base nos valores recebidos, pensar em investimentos futuros, etc.

O planejamento orçamentário deve ser elaborado para um período de 12 meses, porém você deve considerar cada mês individualmente. Veja o primeiro ano como um objetivo para criar um projeto financeiro a longo prazo.

3. Crie um cronograma 

Objetivos e metas definidos, além das estratégias e ações, é importante registrar todas essas informações em um cronograma, deixando bem objetivo a responsabilidade de cada pessoa envolvida.

O cronograma é fundamental para assegurar que o planejamento estratégico será executado da mesma forma como foi elaborado, caso contrário, todo o projeto será arquivado.

O documento deve contemplar as metas definidas e todos os seus encarregados, prazo para realização, indicadores de desempenho e outros dados importantes.

4. Envolva o seu time

O planejamento estratégico é uma tarefa a ser realizada em equipe que é favorecido de várias perspectivas sobre a empresa. 

Por isso, é crucial garantir a colaboração de todos para que a responsabilidade não se restrinja apenas à liderança da empresa.

#05. Acompanhe os resultados de perto

Não adianta ter passado por todas essas etapas e não monitorar a performance do seu planejamento estratégico. Só há uma única forma de saber se tudo está saindo conforme o planejado: fazendo acompanhamento constante.

Para ter informações precisas, utilize indicadores de desempenho adequados para mensurar cada meta definida.

Conclusão

O planejamento estratégico é indispensável para orientar a empresa a respeito das suas ações para alcançar tudo o que ela deseja conquistar. Sem essa ferramenta, a permanência de uma organização num mercado cada vez mais disputado, torna-se algo bem arriscado.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Mais Consultoria