Tipos de trabalhos autônomos: veja 7 opções

Tipos de trabalhos autônomos

Você sabia que existem vários tipos de trabalhos autônomos? Pois bem, nesse artigo explicaremos com detalhes sobre o assunto, assim como as vantagens, desvantagens e passaremos algumas dicas. 

Atualmente, o número de trabalhadores autônomos no Brasil cresceu de maneira expressiva. Essa modalidade ocupa o terceiro lugar no ranking de países com mais trabalhadores por conta própria. 

Há várias opções no mercado autônomo que variam desde serviços domésticos até vendedores online. Alguns exemplos são: analista de dados, contador, consultor, marketing online, redator, vendedores online, entre outros.

Essa modalidade ainda enfrenta uma série de desafios no Brasil. Mas nos últimos anos os governantes têm trabalhado para melhorar essa situação, através de medidas que tem como objetivo garantir acesso aos benefícios trabalhistas.

O que é trabalho autônomo?

Esses profissionais são aquelas pessoas que trabalham sem possuírem um vínculo empregatício com uma empresa. Ou seja, eles trabalham de forma independente, sem ter carteira assinada e sem ter um patrão. Podemos citar os profissionais liberais, os prestadores de serviços, e outros. 

Vale lembrar que esse tipo de trabalho normalmente não é contínuo e sim por um determinado tempo.

Um autônomo tem facilidade de conseguir trabalhos tanto no meio físico quanto no digital, pois existe uma variedade de áreas para trabalhar.

Um dos principais tipos de trabalhos autônomos é o denominado “Freelancer“. Onde o profissional pode trabalhar para diferentes clientes e fazer seu próprio horário. Geralmente o freelancer trabalha em áreas como design gráfico, redação, programação e várias outras.

Outra modalidade bastante conhecida é o produtor independente, que  desenvolve e comercializa o seu próprio conteúdo.

Também existe o Profissional liberal que geralmente possui uma formação técnica específica e presta serviço como advogado, contador, dentista, médico entre outros.

7 tipos de trabalhos autônomos

Computação e TI 

Manutenção de computadores. Além disso, o engenheiro da computação e o Desenvolvedor Web podem trabalhar como autônomo e conseguir uma boa renda mensal.

Redação e Edição

Os redatores freelancers são profissionais autônomos que trabalham em diversos tipos de projetos de redação, como por exemplo na criação de conteúdo para blogs, artigos de sites, materiais de marketing e outros. 

Alguns redatores freelancers no Brasil trabalham de casa, enquanto outros podem optar por trabalhar de casa e geralmente trabalham de forma independente, o que lhes permite escolher os projetos, além de determinar os horários de trabalho. 

Educação – Professor particular

Um professor particular autônomo é um profissional da área de educação que oferece aulas particulares para estudantes, seja em sua própria casa ou na casa do educando. Eles geralmente se especializam em uma determinada área, como língua portuguesa, matemática, inglês, música ou outra e cobram um valor que pode ser por hora ou por aula. 

Eles geralmente trabalham de forma autônoma e independente, sem vínculo empregatício com escolas ou instituições de ensino. Isso os diferencia dos professores que trabalham em escolas e universidades.

Contabilidade e Finanças – Contabilista

Os profissionais de contabilidade e da área de finanças são um dos principais tipos de trabalhos autônomos que podem exercer as atividades por conta própria. Eles normalmente são contadores ou consultores financeiros autônomos.

Os contadores normalmente oferecem os seus serviços como preparação de declarações fiscais, contabilidade gerencial, planejamento financeiro ou mesmo assessoria financeira para pessoas e pequenas empresas.

Eles podem trabalhar como profissionais independentes, como contadores autônomos, ou até como parte de uma pequena equipe de consultores de finanças. 

No entanto, esses profissionais precisam estar capacitados e em dia com as regulamentações contábeis e fiscais. Em alguns casos, precisam se registrar para obter a licença antes de atuar.

Vendedores autônomos

Os vendedores autônomos são empreendedores que trabalham sem possuírem um vínculo empregatício com qualquer empresa. Eles vendem os produtos ou serviços para pessoas ou empresas. Os produtos podem ser de tecnologia, moda, alimentos, esportes, etc. 

Essas pessoas geralmente trabalham por conta própria, seja com metas de vendas ou produção. Em muitos casos, eles precisam gerenciar seus próprios horários e planejar suas rotas para que consiga os melhores resultados possíveis.

Trabalhos domésticos 

Os trabalhos domésticos autônomos realizam uma variedade de tarefas relacionadas à limpeza e manutenção de residências. Esses trabalhadores geralmente são contratados por outras pessoas ou por empresas de limpeza ou de cuidados domiciliares. 

Eles geralmente são pagos por hora de trabalho e os mesmos coordenam os seus horários de início e término das atividades. 

Além disso, é importante ressaltar que essas pessoas não possuem direitos trabalhistas como por exemplo: férias, 13º salário, FGTS, entre outros benefícios.

Marketing digital

Boa parte dos profissionais de marketing digital trabalham de forma autônoma. Cada um possui sua especialização e coordenam seu próprio ritmo de trabalho e normalmente eles cobram por serviço de acordo com a complexibilidade.

Alguns desses profissionais são especialistas em estratégias e técnicas de marketing online. Eles podem oferecer serviços como planejamento e implementação de campanhas de mídia social, otimização de motores de busca (SEO), gerenciamento de anúncios online, análise de dados e muito mais.

Essa é uma das áreas que mais cresce atualmente e tem uma ampla variedade de atuação. Além disso, ela engloba uma infinidade de atividades online, seja o criador de vídeos, o afiliado, o blogueiro, o especialista em tráfego pago, dentre outras.

Vantagens de tipos de trabalhos autônomos

Veja agora algumas das vantagens de ser um trabalhador autônomo no Brasil:

Horário flexível

Normalmente é o próprio profissional autônomo quem decide quantas horas e qual o melhor horário para trabalhar. Dessa forma, dependendo da hora do dia em que você se sentir indisposto para trabalhar, também poderá dar uma pausa e descansar tranquilamente.

Independência

Um profissional dessa área é livre, não depende de patrão, esse é um dos pontos positivos, pois você terá mais independência na hora de trabalhar   

Oportunidades de crescimento: os trabalhadores autônomos têm a oportunidades de crescer e de se destacar na sua carreira, já que eles mesmos são os responsáveis por gerenciar e expandir seus próprios negócios.

Segurança de renda em tipos de trabalhos autônomos

Os autônomos que passam a contribuir com a previdência social, poderá ter direitos aos benefícios do INSS, como aposentadoria, auxílio doença e outros. O seguro de vida também é uma boa opção para quem quer uma vida mais tranquila.

Potencial de ganho

Algumas áreas exercidas por profissional autônomo chegam a ganhar muito bem, enquanto outras nem tanto. Mas boa parte desses profissionais ganham acima da média salarial dos brasileiros. Ou seja, o salário vai depender de qual tipo de trabalho você exercerá. 

Para quem deseja uma atividade que tenha uma renda ainda maior, pode optar por ser um Contador ou trabalhar na área de finanças, por exemplo.

Desvantagens de exercer diferentes tipos de trabalhos autônomos

Como nem tudo é flores, todo tipo de trabalho tem algo que poderia ser melhor. Portanto, veja agora algumas das desvantagens de ser um trabalhador autônomo:

Falta de estabilidade 

O profissional autônomo por não ter carteira assinada, não tem direito aos benefícios do vínculo empregatício como por exemplo: as férias, o vale alimentação, FGTS, planos de saúde, etc. 

Um rendimento instável

Não há garantias de recebimento do salário, também não há uma renda garantida. Por exemplo, tem meses que o trabalhador pode faturar muito bem, mas pode passar por períodos em que malmente dá para pagar as contas.

Riscos 

Para o profissional que está iniciando agora, não há garantias de que vai dar certo. Mas o importante é ter determinação. 

Dicas para ser um bom trabalhador autônomo

Agora vamos mostrar algumas dicas para ser um bom trabalhador autônomo. Veja abaixo:

    1. Ofereça serviços de qualidade 
    2. Organize-se
    3. Pesquise e esteja de olho nas tendências
    4. Crie sua marca pessoal
    5. Tenha objetivos e metas para conquistar
    6. Defina os valores

Vale a pena ser um trabalhador autônomo?

Todo trabalho tem seus prós e contras. E vai depender muito de como você vai ingressar no mercado. Por isso, pesquise bastante e procure algo que mais se encaixe no seu perfil. 

Também é importante saber que o trabalho autônomo no Brasil é regulamentado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a mesma define os requisitos legais para as atividades do microempreendedor individual, conhecido como (MEI).

Os MEIs contam com algumas vantagens se comparado com outros trabalhos, como a isenção de alguns impostos e a facilidade de abrir e fechar uma empresa.

Além disso, você terá mais autonomia para se dividir entre o trabalho e outras atividades. Basicamente é o profissional quem definirá sua carga horária de trabalho. Também te dá muitas possibilidades de criar o seu próprio negócio, seja ele online ou físico.  

Espero ter tirado todas as suas dúvidas, se gostou compartilhe!