Precificação de Produtos – sistema ERP como grande aliado

Um dos grandes desafios que os empreendedores enfrentam, é na hora de realizar a precificação dos  produtos ou serviços de seu negócio. 

Uma parte importante do processo de precificação, é encontrar um equilíbrio entre lucratividade e capacidade de crescimento sem perder a oportunidade de obter mais lucros. 

Como chegar ao preço ideal do produto? 

Um método inteligente de obter o melhor preço é considerar fatores importantes, como combinações matemáticas, o conhecimento da segmentação de mercado, os produtos oferecidos e, sobretudo, as mudanças no mercado consumidor. 

Leia este artigo e veja algumas dicas que irão lhe ajudar no trabalho de precificação dos produtos e serviços.

Entenda o mercado 

 A primeira coisa que um gestor deve fazer, antes de definir o preço de um produto ou serviço, é ficar atento ao mercado.

Por isso, é imprescindível analisar frequentemente o mercado em que o seu negócio está inserido, isso garantirá que você entenda e se adapte às mudanças de preço. 

Com um mercado cada vez mais mutável, eventos inesperados podem afetar gravemente o valor de suas vendas, seja devido às condições climáticas ou no curso da demanda e oferta. 

Portanto, ter conhecimento sobre o seu segmento de mercado irá ajudá-lo a ter visão de novas oportunidades e que seu trabalho não caia na estagnação.

Use fórmulas

 Ao pensar em abrir um negócio, é necessário entender os cálculos que devem ser feitos para garantir que o valor cobrado seja suficiente para cobrir os custos e ainda fornecer valores suficientes para tornar o negócio rentável.

É por isso que a precificação é um processo tão importante, porque se não for gerenciado adequadamente, os lucros podem ser facilmente perdidos. 

Seguindo essas etapas, sua empresa terá mais chances de se firmar e se tornar economicamente sadia.

Para definir com mais clareza o valor do produto, é indicado que o comerciante some o custo do produto ao lucro esperado, levando em consideração cada centavo. 

Como exemplo, podemos citar uma  distribuidora, que deve calcular com precisão os valores gastos com armazenamento e gerenciamento. 

Entenda o que os clientes estão procurando 

Em se tratando de um mercado extremamente competitivo, é importante que a sua empresa mantenha-se em vantagem competitiva e tenha personalidade para se destacar da concorrência. 

Portanto, é necessário realizar uma análise criteriosa do mercado e do público para conhecer as características que podem ser implementadas e valorizadas pelos clientes. Tente explorar o que o seu cliente mais valoriza.

Compare os preços

Produtos de alta qualidade são um verdadeiro apelo para consumidores modernos e exigentes, mas isso não pode ser visto como uma oportunidade para cobrar um valor abusivo. 

Portanto, não perca a confiança de seus clientes,  pois caso isso aconteça, será difícil para você reconquistar a confiança de seus clientes e até mesmo evidenciar a sua empresa no mercado. 

Mas, observe que isso não significa que você deva vender seu produto ou serviço por um preço inferior ao seu valor, é muito importante que seja feita uma análise e uma avaliação de sua margem de lucro no mercado, para que se possa entender melhor o valor do preço final.

Faça uma avaliação da concorrência 

Para entender o mercado e os preços, é importante que seja feita uma avaliação de seus concorrentes. 

Dê uma margem de mudanças de preços ou até mesmo de demanda por meio de pesquisas, ações de marketing, promoção ou publicidade.

Tenha em consciência que, mesmo estando à frente da concorrência, é preciso ficar atento e continuar progredindo para que seu negócio não estagne.  

Tente entender seus clientes e como você se difere de seus concorrentes, agindo assim você conseguirá identificar os pontos fracos que podem ter um impacto negativo no futuro. 

A tecnologia é uma grande aliada e pode ajudar os gestores a automatizar a precificação e integração dos processos , ajudando assim a aumentar as margens de lucro. 

Entenda como o ERP contribui para a precificação 

A precificação é um conjunto de fatores que, se não forem bem executados, podem trazer grandes prejuízos para a empresa. 

Portanto, para os gestores que desejam controle total de suas operações sem retrabalho e custos adicionais, ter um ERP que auxilie na precificação e integração de departamentos é uma grande vantagem.

 O sistema de gestão permite que você controle as operações de maneira segura e transparente, fazendo análises que minimizem as chances de erros. Por exemplo, em  distribuidoras, onde é possível verificar o custo médio do estoque e conseguir inserir custos indireto no produto.

Conheça mais vantagens de usar o ERP no trabalho de precificação.

Preço de venda 

Utilizando o ERP, sua empresa consegue usar os dados informados  para calcular os preços de forma rápida e eficiente. 

Basta informar a margem de lucro do produto que você deseja, e o sistema irá calcular o preço final, considerando as mudanças nos custos de aquisição, da carga tributária e dos investimentos de fornecedores. 

Além de relacionar os produtos, o sistema também permite atualizar os preços de itens semelhantes no estoque, podendo distinguir o preço de venda de cada produto de acordo com os prazos de pagamento, sem afetar o fluxo de caixa

Curva ABC

Utilizada como um método de categorização de estoque, a curva ABC classifica os produtos de acordo com sua importância e relevância, e considera as mudanças do mercado, assim como a sua capacidade de absorver mercadorias. 

Assim sendo, é possível mensurar os preços, enquanto um item possui uma margem elevada de lucro, outros possuem preços reduzidos. 

Tal como nas distribuidoras, em que as margens de lucro podem ser definidas com base na demanda. 

Portanto, produtos com pequenas margens de lucro terão retornos significativos se forem vendidos em grandes quantidades. No entanto, aqueles que tiverem uma margem de lucro alta podem não ter grandes impactos.

Como vimos, o ERP tornou-se um importante aliado dos gestores no trabalho de precificação, pois ele fornece relatórios com informações relevantes que irão ajudar a definir melhor as margens de lucro da empresa, a entender melhor o custo dos produtos, de forma a alcançar os resultados desejados.

Para mais informações sobre como o sistema ERP pode ajudar na precificação da sua empresa, entre em contato com uma empresa especializada. 

Conteúdo produzido pela equipe W3RP.