Qual a diferença entre promoção, liquidação e oferta?

Atreladas ao nosso dia a dia de consumo, as palavras promoção, liquidação e oferta podem ser vistas inúmeras vezes em diferentes lugares. Seja durante um festival de compras, como a Black Friday, ou fazendo compras na mercearia do seu bairro, essas palavras funcionam como fortes atrativos para os clientes, mas elas não significam a mesma coisa.

Enquanto uma diz respeito à novidade no mercado, as outras significam preços menores. A seguir você confere a diferença exata entre cada uma delas e como ficar de olho para não ser enganado em épocas em que fazer compras pode ser mais vantajoso.

O que é uma promoção?

As promoções são muito comuns, principalmente quando um produto acaba de ser lançado no mercado. Quem cresceu nos anos 90 com certeza vai lembrar do ”junte 30 tampinhas de refrigerante e troque por um toca CDs”. São muito comuns também as promoções de ”Leve 5 Pague 4”, ou ainda de comprar um determinado valor para concorrer a prêmios através de cupons.

Considerada mais ampla que a oferta, a promoção pretende promover o produto, seja para inseri-lo no mercado, aumentar suas vendas ou apresentar uma nova imagem da marca. Elas são bastante anunciadas em campanhas de marketing, principalmente em comerciais televisivos, anúncios impressos e, mais recentemente, anúncios em canais de influenciadores na internet.

As promoções na internet incluem frete grátis, acesso antecipado a produtos, serviços e brindes. Em redes sociais como o Instagram, é comum que marcas façam sorteios entre as pessoas que geram engajamento através de comentários e menções nos campos de comentários e em seus perfis pessoais.

O que é uma liquidação?

Toda liquidação procura abaixar o preço dos produtos para incentivar a compra, e por consequência, o esvaziamento do estoque de produtos. Elas são muito comuns em lojas de roupas e acessórios, mas podem acontecer em todos os setores varejistas.

Uma liquidação também pode acontecer como uma promoção, por exemplo, quando uma loja é comprada por outra e todo o estoque existente entra em liquidação para dar espaço aos novos produtos.

As liquidações são muito comuns em finais de ano e principalmente na troca de estações, onde os lojistas oferecem descontos variados, tanto para dar espaço no estoque, quanto para recuperar possíveis prejuízos em épocas de pouca venda.

Em alguns lugares também é possível encontrar a liquidação como saldão, bota-fora ou queima de estoque. Embora os termos variem, o objetivo é um só: esvaziar a loja e lucrar.

O que é uma oferta?

O termo oferta se refere a um produto que antes tinha um determinado valor, e que agora é vendido a um preço menor. Diferente das promoções que podem durar de um dia até meses, as ofertas costumam durar poucas horas ou um dia. 

Dentro de uma liquidação, é possível encontrar ofertas em produtos que também são queima de estoque, mas possuem um valor mais elevado. Em geral, são produtos com materiais de maior qualidade, ou que geralmente fazem parte de alguma coleção especial.

Tome cuidado na hora de fazer suas compras 

Agora que você já sabe a diferença entre oferta, promoção e liquidação, fique atento se as lojas estão de fato te oferecendo uma vantagem ou apenas usando o termo oferta como atrativo, mas sem oferecer preços realmente mais baixos.

E se você é comerciante, que tal aprimorar as suas estratégias de vendas com base na definição de cada uma delas? Crie uma semana de ofertas para atrair mais clientes antes do seu período de liquidação, ou pense em uma promoção super criativa para alavancar a popularidade do seu produto.

Texto: Gear Seo