Como aumentar suas vendas online? 8 estratégias que vão te levar ao sucesso

O mercado virtual está cheio de oportunidades e não para de crescer. Em 2021, as vendas online das pequenas e médias empresas (PMEs) movimentaram R$2,3 bilhões. Entretanto, ele também está cada vez mais competitivo. Pensando em te ajudar a se destacar, criamos este guia com oito dicas de ouro sobre como aumentar suas vendas online.

Top 8 dicas sobre como aumentar suas vendas online

Sabemos que cada negócio tem suas particularidades, logo algumas dicas de como aumentar suas vendas online podem ter maior impacto dependendo do cenário em que a sua loja virtual está inserida.

No entanto, todas têm potencial para te levar ao topo, veja a lista de estratégias para aumentar suas vendas online:

  1. Reavalie seu público-alvo
  2. Use técnicas de SEO
  3. Utilize técnicas de copywriting
  4. Use CTA’s que convertam
  5. Adeque suas páginas ao mobile
  6. Fique atento as taxas de abandono de carrinho
  7. Aposte em campanhas nas redes sociais
  8. Varie seus canais de venda

Entenda como aplicar cada uma, a seguir. 

1. Reavalie seu público-alvo sabendo como aumentar suas vendas online

O primeiro passo para você que busca entender como aumentar suas vendas online é reavaliar seu público-alvo e para isso você precisa definir sua persona. 

Entender o perfil, os comportamentos e as necessidades de quem compra de você é essencial para vender mais.

Caso você não saiba como criar a persona para o seu e-commerce, assista o vídeo abaixo, aprenda como e depois passe para a próxima dica.

https://www.youtube.com/watch?v=1-cJ1UyRj6k

2. Use técnicas de SEO

Uma das melhores formas de aumentar suas vendas online é aumentando as visitas ao seu site, certo? Mas, como conseguir isso? 

Segundo dados, os três primeiros resultados do Google para uma pesquisa obtêm quase 2/3 dos cliques.

Isso significa que estar entre os primeiros resultados é algo que deve ser sempre almejado, para isso é necessário usar técnicas de SEO para e-commerce. Elas são indispensáveis para melhor rankear as páginas do seu e-commerce no Google, conheça algumas:

  • utilize palavras-chaves dentro da página;
  • invista em Marketing de Conteúdo;
  • otimize as páginas;
  • crie links internos e externos.

Quer saber mais sobre SEO para e-commerce? Então assista ao vídeo abaixo. Vale lembrar que o SEO é uma estratégia que permite o rankeamento das suas páginas de forma gratuita no Google. 

https://www.youtube.com/watch?v=5h2o2vnl1iI 

3. Utilize técnicas de copywriting

Um site que não possui um texto claro e objetivo não terá a capacidade de reter os seus visitantes e convertê-los em clientes. Por isso, é preciso utilizar o copywriting para que suas páginas tenham um apelo comercial com foco em convencer o cliente a comprar.

Para aprimorar a escrita dentro do seu ecommerce lembre-se sempre de:

  • usar títulos claros e objetivos;
  • dividir bem o texto em parágrafos de no máximo 3 linhas com frases curtas e texto fluido;
  • utilizar vocabulário simples e evitar termos muito técnicos, 
  • usar gatilhos mentais, como a prova social
  • focar no benefício do produto e não nos recursos.

4. Use CTA’s que convertam

Os CTA’s ou Call to action (Chamada para ação) são os botões dentro de uma página, que funcionam como um convite ao visitante a continuar algo que pode ser desde clicar em um produto até finalizar uma compra.

Não adianta apenas colocar um botão “compre agora”, existem alguns pontos a se preocupar para que ele tenha maiores chances de ser clicado. Veja como aprimorar:

  • Procure colocar no texto do CTA algo que remeta a uma vantagem como “aproveite essa chance” ou “pegar desconto agora” para torná-lo mais atraente;
  • Use cores chamativas e de contraste no botão;
  • Seja objetivo e resuma bem o texto do CTA.

5. Adeque suas páginas ao mobile para saber como aumentar suas vendas online

Segundo uma pesquisa da CNDL e SPC Brasil, cerca de 87% dos brasileiros utilizam o smartphones para fazer compras online. Isso mostra como o mobile precisa sempre ser a referência na hora de criar páginas de um e-commerce.

Procure aprimorar ao máximo a experiência para quem usa os dispositivos móveis, afinal a maioria dos seus visitantes virão de lá. 

A dica aqui é apostar numa página responsiva, que funcione bem na vertical e que tenha uma velocidade de carregamento alta mesmo na internet móvel.

6. Fique atento as taxas de abandono de carrinho

Os carrinhos abandonados e a recuperação de boletos fazem parte do dia-a-dia de quem trabalha com comércio eletrônico. Logo, não podem ser deixados de lado se você busca como aumentar suas vendas online.

Isso porque um carrinho abandonado é resultado de um visitante que chegou até seu site, escolheu o produto, mas não concluiu a venda, ou seja, estamos falando de um cliente que esteve muito perto da conversão

Neste caso, você deve procurar entender o que pode tê-lo impedido de avançar, algumas causas são:

  • checkout longo e complexo;
  • cadastro manual e com muitos dados pessoais;
  • custos extras que só aparecem no final como frete e impostos;
  • ambiente não otimizado para dispositivos móveis.

Lembre-se de investir em ações para trazer esse cliente de volta, como uso de e-mail marketing e SMS. 

7. Invista em campanhas de anúncios pagos

Outra forma de aumentar suas visitas e, consequentemente, suas vendas são as campanhas de anúncios pagos. 

Através de ferramentas como Google e Facebook Ads é possível especificar o público e ir atrás de quem pode se interessar nos seus produtos.

Uma das ferramentas mais úteis para começar esse processo é o Pixel do Facebook, ele pode ser instalado no seu site e com isso passa a mapear os movimentos dos visitantes do seu site. Para saber mais sobre o Pixel e como instalá-lo, assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XW3rt5qzj4c

8. Varie seus canais de venda

Por fim, uma alternativa interessante para aumentar as vendas online é variar os canais comerciais.

Uma das saídas interessantes é utilizar os marketplaces e usufruir da visibilidade de um site maior para promover seus produtos.

Existem alguns gigantes do varejo como Amazon, Americanas e Magalu, por exemplo, onde você pode colocar seus produtos à venda sem pagar um plano mensal, a cobrança é feita apenas após a venda quando é debitado um percentual do valor do produto.

E aí, gostou das dicas de como aumentar suas vendas online? Implemente todas elas e comece a sentir seu retorno disparar. 

Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.