Segurança dos colaboradores e do ambiente empresarial

segurança

Toda empresa precisa gerenciar seus potenciais riscos, isto é, locais e processos que podem gerar algum grau de patologia dentro da empresa, afetando a integridade física ou mental das pessoas. Esses riscos não ocorrem somente aos colaboradores, mas também no âmbito espacial da empresa, sendo a segurança essencial para esses espaços.

A saúde e a segurança dos colaboradores são pautas centrais para a gestão, afinal, quando se solicita um laudo ergonomico preço é para melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, dando-lhes mais conforto. Esse cuidado não é somente por conta da força da lei, mas sim, de preocupação e cuidado.

O cuidado com a saúde e conforto do colaborador e também da segurança externa e interna da empresa é essencial para que o ambiente seja seguro e que a sensação de conforto possa tornar os colaboradores mais produtivos.

Assim, conheceremos alguns pontos importantes para o desenvolvimento de uma segurança do trabalho, a fim de proteger os trabalhadores (que vão desde a adesão à um seguro de vida corporativo até treinamentos).

Além disso, verificaremos como garantir a seguridade no ambiente interno e externo da empresa como com o uso de cercas, controle do acesso, entre outros fatores.

Dicas para promoção da segurança do trabalho

Promover a segurança do trabalho significa atender as Normas Regulamentadoras (NR’s) que estão escritas na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Essa também é uma preocupação em garantir que os colaboradores tenham conforto, qualidade de vida no trabalho, de modo que a produtividade aumente sem prejuízos ao colaborador.

Abaixo falaremos sobre alguns pontos que podem ser desenvolvidos na empresa para que a a segurança do trabalho seja eficiente:

1. Realize treinamentos periódicos

Um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento de uma segurança do trabalho eficiente são os treinamentos de segurança para todos os colaboradores.

É importante lembrar que os treinamentos precisam estar de acordo com as funções da empresa. Isso assegura que os colaboradores possam identificar qualquer ação fora da normalidade e ajudar a eliminá-la.

Um exemplo disso é a realização de treinamentos de brigada de incêndio ou para adaptação ao uso de uma nova máquina ou ferramenta.

2. Utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI

Os EPIs são de uso obrigatório e são essenciais para que os colaboradores evitem acidentes.

Assim como a distribuidora de material para cerca eletrica utiliza as concertinas para proteção do ambiente, os EPI permitem que as funções sejam feitas sem riscos à saúde. São exemplos de EPI:

  • Botas;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção;
  • Aventais;
  • Apoios ergonômicos e outros.

É importante que a empresa forneça esses equipamentos e que cuide para a manutenção para que as condições sejam mantidas.

3. Respeite as leis e verifique as condições de segurança

Um dos fatores que são essenciais para a segurança do trabalho é o cumprimento das Leis de Trabalho relacionados à segurança.

Do mesmo modo, é preciso que sempre haja a verificação de todas as condições de segurança como modo de prevenir acidentes e riscos ao colaborador, assim como alarmes em Sorocaba são essenciais para mitigar incêndios.

Dicas para a segurança da empresa

Outro fator de segurança que é essencial para a empresa é a segurança predial e empresarial. Abaixo veremos a diferença entre esses dois.

Segurança predial

São ações que permitem que o ambiente seja mais seguro para os colaboradores. Um dos pontos mais importantes é a instalação do sistema de segurança, como sistemas de câmaras e de controle de acesso tanto com biometria, como cartão de controle de acesso, para que a entrada de estranhos não seja possibilitada.

Esse sistema é necessário para dar suporte ao controle de acesso é também é preciso contar com uma equipe treinada de seguranças, que podem ser terceirizados ou contratados pela própria empresa.

Além dos sistemas de monitoramento é importante a instalação de sistemas de segurança contra incêndios como alarmes, sensores de fumaça e instalação de variados extintores de incêndio.

Segurança empresarial

A segurança empresarial diz respeito a segurança das informações e os procedimentos que a empresa realiza.

Uma das formas para o desenvolvimento da segurança dos dados é a consultoria SPED que é o Sistema Público de Escrituração Digital. Basicamente, esse é um projeto criado para que a empresa tenha controle sobre os tributos.

Também é preciso proteger os computadores e sistemas com criptografias e senhas seguras.Caso a empresa utilize serviços remotos é importante a instalação de VPN, uma Rede Virtual Privada, de modo a prevenir invasões nos sistemas.

Desse modo, para promover a segurança dos colaboradores e das empresas é necessário atenção as normas de segurança interna, protegendo os colaboradores de forma direta.

Do mesmo modo, é preciso seguir normas de segurança externa para proteger o patrimônio e, indiretamente, os colaboradores e dados empresariais.