Software médico: como aumentar a produtividade da clínica?

Um dos  desejos de muitos gestores de clínicas médicas é poder ter o controle de todos os procedimentos que estão sendo realizados. Isto inclui a qualidade dos atendimentos, o fluxo do financeiro da clínica, o bem estar dos funcionários e se a infraestrutura realmente está acolhedora.

E diante deste cenário, o uso de um software médico pode realizar não só este desejo, como alavancar a produtividade da clínica e torná-la um sucesso frente aos concorrentes. 

Isto porque todos estes procedimentos são integrados em uma única plataforma que consegue simplificar as tarefas de rotina como, por exemplo, o controle da agenda até aquelas tarefas mais complexas como a extração de um relatório de movimento de caixa ou conta.

É notável que o êxito que uma clínica conquista se dá pelo de um conjunto de ações que andam bem alinhadas, como boa administração, forte relacionamento com os pacientes e uma gestão eficiente, é claro.

Diante disso, é preciso que todo o trabalho da clínica, e até mesmo do próprio médico, seja bem distribuído em diferentes funções para que cada um possa se concentrar e ter mais tempo para executar cada tarefa. Enquanto o software médico agiliza, otimiza e automatiza a gestão de cada setor.

O que resulta em um atendimento de excelência ao cliente, além de potencializar todos os resultados do negócio da saúde. Diante disso, 5 dicas foram compiladas que podem ajudar profissionais da saúde a maximizarem os resultados. Acompanhe abaixo.

  1. Reconheça a tecnologia como aliada

Reconhecer o uso da tecnologia dentro do setor da saúde é fundamental para garantir a qualidade de vida dos pacientes e dos médicos. E muitos profissionais da saúde ainda não possuem o entendimento do quanto ela pode ajudar. Por exemplo, a produção artificial de células humanas, novos medicamentos e uma plataforma de telemedicina são alguns exemplos de como estas inovações têm ajudado no desenvolvimento do trabalho de diversos profissionais ligados à saúde. 

Se há a compreensão de entregar um tratamento eficiente e integrado ao paciente o investimento em novas soluções tecnológicas, como um software médico de gestão é essencial para ajudar a entregar este resultado. A telemedicina, por exemplo, tem ajudado milhares de profissionais da saúde a continuarem o tratamento e orientações com os pacientes à distância.

Mas para começar esta prática, é necessário pesquisar por uma plataforma de telemedicina que proporcione segurança e garanta que a experiência entre médico e paciente seja fluida e humanizada. 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) a telemedicina consegue fazer com que o tratamento do paciente seja eficiente e ágil e permite que o médico personalize o tratamento de acordo com o perfil do paciente.

Outras vantagens é que o acesso à saúde passou a ser mais democratizado, houve uma significativa redução nos custos, o médico pode continuar o tratamento da onde estiver e todos os dados dos pacientes e médicos estão devidamente resguardados.

  1. Tenha todos os processos monitorados e otimizados

É de praxe saber que a maioria das empresas funcionam adequadamente com base em processos que são estabelecidos por colaboradores de cada área. Em uma clínica médica este fluxo não é diferente. Por exemplo, existem as práticas de recepção, triagem, pré-atendimento, consulta, diagnóstico, tratamento e monitoramento. 

Dá para perceber que existem diversas etapas nas quais o suporte médico é envolvido e qualquer falha que aconteça pode comprometer o tratamento com o paciente. O sistema para consultório possibilita que os gestores da clínica mapeiem e monitorem cada etapa dos processos, os ajudando a identificar possíveis falhas e gargalos que estejam comprometendo a produtividade da clínica.

Através da ajuda de um sistema para consultório, este monitoramento deve ser constante para que cada etapa da clínica possa estar sempre crescendo.

  1. Ganhe flexibilidade com a agenda digital

Agendas físicas conseguem de uma certa forma comprometer a produtividade da clínica por ter uma limitação nos dados. Um sistema para consultório consegue realizar toda a integração de uma forma que controle diário da agenda funcione perfeitamente para a clínica médica e contribua para a melhora na interação entre recepcionista e médico.

Ademais, ela atualiza em tempo real remarcações ou cancelamentos de pacientes, além de ajudar na gestão de filas de espera. Isso evita que existam grandes gargalos na agenda do médico. 

  1. Busque saber sobre as necessidades do público

Toda clínica médica possui uma estrutura de processos e atendimentos. Isso varia de acordo com o público que é atendido. Então a chave é conhecer as necessidades e o perfil dos pacientes para poder entregar um atendimento de qualidade, porque assim, eles vão se sentir ouvidos e acolhidos e a vontade de retornar ao estabelecimento será certa. 

Um exemplo claro é a consulta geriátrica, muitas vezes pacientes de idade vão acompanhados dos filhos ou netos e possuem uma certa dificuldade de lidar com processos tecnológicos. Se torna fundamental a assistência do atendimento neste momento.

Pois se o paciente tiver problemas ao preencher uma ficha cadastral de autoatendimento, isso possivelmente poderá desencadear outras complicações, resumindo em uma péssima experiência e afetando a reputação da clínica. 

  1. Qualifique a sua equipe

Para um software médico ajudar no sucesso da clínica, a equipe também precisa estar engajada e entender os benefícios que ele pode oferecer. Então é fundamental que os gestores separem um tempo para treinar a equipe de cada setor a fim de que esteja devidamente qualificada no uso do software e possa usufruir dos recursos no dia a dia e aplicá-los com propriedade.

As inovações dentro da área da saúde vieram para ajudar no sentido de automatizar processos para que a equipe ganhe tempo e possa centrar a atenção na pessoa mais importante: o paciente. Mas se os funcionários da clínica não estiverem engajados com o software, os atendimentos podem ser lentos e o número de reclamações dos pacientes aumentar.

Outro ponto importante, é que os gestores também devem receber treinamento e serem capacitados para lidarem com situações de emergência, atrasos, sensibilidade do paciente e entre outros.

Como o software médico do Shosp pode maximizar os resultados da clínica

Ao longo do artigo foi bastante discutido o assunto a respeito dos benefícios que a tecnologia pode trazer para clínicas médicas. Ficou claro o quanto um software médico de gestão pode ajudar neste processo. Caso o gestor entenda que é chegada a hora de implementar ou conhecer esta solução, o Shosp consegue suprir estas necessidades que a clínica enfrenta na rotina.

É um software médico completo com agenda digital integrada ao prontuário, plataforma de telemedicina mais segura do mercado, sistema financeiro completo e ainda com um módulo inteiramente dedicado ao relacionamento com o paciente.

Neste último, o gestor poderá saber com detalhes o que os pacientes estão pensando sobre a clínica e o atendimento e a partir disso conseguir montar um plano de ação. Se quiser conhecer mais, acesse o site ou solicite um contato com um dos consultores comerciais para eventuais dúvidas.