Suporte de TI: quais são os tipos, vantagens e funções deste profissional

Suporte de TI

Muito provável que você, como empreendedor, já tenha precisado de ajuda para resolver algum problema tecnológico. Caso não, saiba que o suporte de TI está em alta, tornando-se indispensável para manter a operação de sistemas nas empresas. 

Quanto mais dispositivos tecnológicos e softwares, maiores serão as necessidades de uma empresa de recorrer este serviço. 

E saiba que mesmo quem já utilizou a função, não está muito satisfeito com os resultados. De acordo com uma pesquisa realizada pelo OTRS Group, 25% dos entrevistados querem mudar o suporte de TI atual. Entre os principais motivos: falta de resolução e demora no tempo de resposta. 

Ou seja, se você necessita de um bom profissional, é importante estar atento ao mercado. 

Ao longo deste artigo, vamos entender como funciona o trabalho de um analista de suporte de TI, seus benefícios e qual é o momento de contratá-lo. 

Continue com a gente, e boa leitura!

O que é suporte de TI? 

O suporte de TI é conhecido como assistência técnica, isto é, uma atividade relevante para quem precisa de ajuda com a tecnologia de computadores. 

Geralmente, o suporte de TI é usado para ajudar a solucionar problemas específicos que uma pessoa ou empresa pode ter. 

Existem várias formas pelas quais você pode buscar suporte de TI e, mais especificamente, diferentes tipos de suporte. A seguir, saiba qual é a função de um suporte de TI para empresas. 

Suporte de TI: como funciona? 

O analista de suporte de Ti pode prestar serviço de várias formas. 

A equipe pode estar alocada dentro da empresa em um setor específico para atender às necessidades da organização em tempo real pela proximidade. 

Outra maneira é pela terceirização. Uma empresa de suporte de TI é acionada quando necessidade ajuda com questões de tecnologia. 

Além disso, o profissional também pode realizar as ações de modo remoto. Neste caso, o objetivo é resolver problemas menores e de forma rápida. 

Help Desk x Service Desk 

Existem dois termos comuns que representam, o serviço de um analisa de suporte de TI: o help e o service desk. Embora pareçam a mesma coisa, as expressões representam atividades diferentes. Conheça cada uma!

  • Help Desk: é p primeiro nível de atendimento em suporte de TI. Ele é requisitado para resolver problemas mais simples ou derivados de uma única fonte, como, por exemplo, um programa que não funciona adequadamente ou problemas de instalação; 
  • Service Desk: diferente do help desk, o service desk ajuda a solucionar questões mais complexas, o que exige especialistas específicos, maior planejamento e atenção dos responsáveis pelo serviço;

Geralmente, os problemas destinados ao help desk são mais comuns de serem solucionados, podendo ser realizados remotamente. Isso pode ser visto como uma vantagem, uma vez que, por serem resolvidos com mais rapidez, também pesam menos no orçamento da companhia. 

Em contrapartida, o service desk exige que a empresa de suporte em TI encaminhe o profissional à instituição solicitada, pois ele precisará lidar com situações mais complicadas. 

Mas, isso não é uma regra específica. Conforme o tamanho do desafio, o service desk pode começar a resolver remotamente, e depois se encaminhar para a empresa.

Quais as vantagens do suporte de TI? 

Com o mercado cada vez mais veloz, é fundamental que os gestores economizem tempo em recursos na hora de contratar uma empresa de suporte de TI.

Como a tecnologia é suscetível a falhas, é importante contar com um profissional de tecnologia da informação. 

Sendo assim, são várias vantagens de ter um analista de suporte de TI por perto para “apagar incêndios”. Citamos os principais benefícios do serviço para você:

1. Resolução rápida 

Quando se pensa em soluções tecnológicas, espera-se que elas otimizem os processos, mas o uso incorreto de sistemas, programações malfeitas ou falta de conhecimento dos operadores podem ser cruciais para perder qualquer trabalho no computador.

Ao entrar em contato com uma empresa de suporte de TI, as soluções começam a fazer efeitos logo em seguida à abertura do chamado. 

Uma vez que a equipe conhece os erros e faz um checklist prevendo os próximos passos, tudo pode dar certo. 

2. Redução de tempo

Técnicos especializados registram detalhadamente as ocorrências, e podem compilar os quadros para testar soluções. Isso minimiza o tempo na hora de resolver o mesmo problema novamente para a empresa, ou quando surge situação semelhante para clientes diferentes. 

3. Menos custo 

Se você não sabe como resolver um problema de informática, passará horas tentando entendê-lo. Isso desgasta não somente a mente, como também financeiramente, pois precisará de equipamentos e ferramentas disponíveis. 

Em contrapartida, ao ter o suporte de TI por perto, você ganhará tempo e dinheiro, pois os gastos não serão em vão. 

4. Acompanhamento em tempo real

Geralmente, uma equipe de TI está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso garante que você estará muito bem assessorado para usar as ferramentas para o seu negócio. 

Onde encontrar empresas de suporte de TI?

Ficou claro que o suporte de TI é indispensável na maioria dos casos. Mas, onde procurar o serviço no mercado?

Em primeiro lugar, busque quando houver necessidade, e, para isso, estipule preços, tenha referências e tire o máximo de dúvidas. As melhores empresas de suporte de TI do mercado trazem o custo-benefício ideal, eficiência e credibilidade. Efetue uma cotação e compare com outras concorrentes para, assim, chegar a uma decisão assertiva. 

Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do oHub de apresentar os benefícios de uma empresa de suporte de TI.