Técnicas essenciais para adquirir novos clientes

Leads são pessoas que demonstraram interesse em um determinado serviço ou produto. Em geral, é muito mais fácil conquistar novos clientes se eles já estiverem expostos à marca, ou seja, se já forem clientes em potencial. 

A proposta de geração de leads para uma empresa é interessante porque elimina contatos intrusivos e seduz leads. 

A ideia é conquistar novos clientes por meio de uma abordagem que começa com a solução de um problema enfrentado pelo público. Como resultado, a marca estabelece uma comunicação mais eficaz com potenciais compradores. 

Além disso, a geração de leads é uma forma de estabelecer relacionamentos de longo prazo com os clientes, visando não apenas a compra, mas também a fidelização e o surgimento de recomendações. 

Para aqueles empreendedores que desejam aumentar as vendas e conquistar novos clientes, entender a importância do ponto de venda e o conhecimento de outbound marketing, inbound marketing, e-mail marketing e mídias sociais é muito valioso. 

As estratégias podem trazer muitos benefícios para as empresas, principalmente aquelas que buscam conquistar novos clientes. 

PDV: ponto de venda 

O conceito de PDV (point of sale, point of purchase, ponto de compra ou simplesmente ponto de venda) evoluiu significativamente ao longo dos anos e pode ter significados diferentes em cada setor da plataforma. 

Essencialmente, o ponto de venda é onde o consumidor e a marca se encontram. O ponto de venda é importante porque tem um impacto direto na experiência do cliente. 

Na indústria de fábrica de porta de aço de enrolar, o ponto de venda tende a ser o distribuidor, o ponto de venda do fabricante ou  mesmo os showrooms e demais displays  instalados nas lojas. 

Para negócios de varejo ou agência, o ponto de venda é o ponto de distribuição. Em outras palavras, é o local ou ambiente em que o cliente faz uma compra. 

No caso dos lojistas, um sistema PDV também se refere ao software que ajuda a organizar o negócio. Nesse sentido, um bom sistema de ponto de venda é aquele que: 

  •  Integra todas as áreas de negócio; 
  •  Facilitar o cadastro de fornecedores, bens, insumos e materiais; 
  •  Registro de fornecedores, vendas e movimentações de estoque; 
  •  Efetuar registro de taxa de imposto. 

A qualidade do sistema é importante para que uma empresa como de consultoria digital, que tenha um atendimento ágil e eficiente que contribua para a experiência do cliente e, consequentemente, para as vendas. 

Da mesma forma, organizar um ponto de venda com dispositivos atraentes, como displays promocionais, pode atrair clientes em um momento em que eles podem estar mais propensos a comprar em lojas físicas ou acessar seu site procurando por algum curso relevante. 

 Outbound Marketing 

Outbound Marketing, ou marketing tradicional, tem como principal função atrair clientes oferecendo produtos ou serviços diretamente, juntamente com ofertas e promoções, por exemplo. 

As ações de marketing muitas vezes “perseguem” os clientes sem necessariamente se preocupar em despertar interesse genuíno. 

Esta é uma forma de dar a conhecer a empresa, que cresceu muito com o uso de anúncios de rádio, televisão, jornal ou revista. 

Isso inclui publicidade por mala direta, cartazes, folhetos, patrocínio de eventos e outras formas de publicidade. 

Outbound Marketing também é encontrado no ambiente digital. Um exemplo é a interrupção de vídeos na internet com anúncios, além de banners, e-mails em massa e pop-ups. 

Em geral, investir em Outbound Marketing é relativamente importante, mas também representa uma ação de massa. 

Nesse contexto, é possível divulgar a automação residencial áudio e vídeo em programas de rádio, atingindo um público específico. 

Outro exemplo é a distribuição de panfletos na rua para divulgar uma loja de móveis para jardim. Em um ambiente digital, é possível direcionar anúncios para públicos em regiões específicas. 

As ações de outbound marketing podem não garantir que o conteúdo seja recebido pelos mais interessados ​​em um determinado serviço. 

Eles, no entanto, confirmam que muitos espectadores serão expostos a ofertas. Entre essas pessoas, pode haver muitos potenciais compradores ou subcontratados de empresas terceirizadas, por exemplo.

Inbound Marketing 

Ao invés de “caçar” potenciais clientes como o método anterior, o Inbound Marketing foca em ações que os atraiam, criem interesse para eles virem até a empresa, interesse nas soluções que a empresa oferece. 

A atração exige conteúdo relevante e de qualidade, produzido pensando nas necessidades do público. 

Nesse sentido, a produção de conteúdo é essencial para o Inbound Marketing, pois é o que garante que a  empresa se comunique com as pessoas certas e no momento mais adequado. 

Como a ideia é  atrair e despertar o interesse do público, um fabricante de móveis de madeira precisa entender quem são essas pessoas e quais são as principais dificuldades e desafios que enfrentam. 

Portanto, todos os esforços devem ser direcionados para fornecer documentos relevantes que ajudem a resolver os problemas. 

Outra possibilidade é que o conteúdo aponte para oportunidades invisíveis. Um exemplo seriam as diferentes formas de usar fitas de cetim personalizadas ou outros tipos de produtos oferecidos pela empresa. 

O conteúdo, quando bem produzido, tem o potencial de aumentar o tráfego para o site de uma empresa de suporte técnico em informática, por exemplo. 

Com pontos de conversão (como formulários preenchidos em troca de e-Books), é possível transformar visitantes do site em leads. 

Leads representam uma oportunidade de vendas porque são as pessoas que construíram um relacionamento com a marca. 

Desta forma, com o contato de potenciais clientes, é possível desenvolver estratégias de e-mail marketing para impulsionar mais vendas. 

E-mail Marketing 

E-mail marketing é uma ferramenta poderosa e com grande potencial para aproximar as empresas dos seus potenciais clientes. 

Além disso, como um endereço de e-mail é um dado muito pessoal, as pessoas geralmente só o compartilham quando estão genuinamente interessadas em receber mensagens de um determinado destinatário. 

Por outro lado, a maioria dos adultos online tem e-mail. As contas geralmente centralizam a conexão de diferentes serviços e aplicativos. 

Além disso, a maioria das pessoas verifica sua caixa de entrada diariamente. 

Se uma pessoa registrou seu endereço de e-mail no site de uma empresa fabricante de adesivos ou outros produtos, é porque deseja fazer negócios ou comprar produtos. 

Assim, a combinação de aplicativos de marketing de conteúdo e funil de vendas ajuda os profissionais de marketing a gerenciar a entrega de e-mail, com o objetivo de converter  leads nos próximos estágios da jornada de compra. 

Pesquisar o caminho até a compra, também conhecido como funil de vendas, ajuda uma empresa a entregar produtos ou serviços na hora do cliente, levando-o a decidir sobre uma solução para um problema  passado. 

Para isso, algumas dicas podem ser cruciais para que o e-mail marketing realmente se traduza em mais vendas. 

São eles: 

  •  Foco nos clientes e no que pode ser feito por eles; 
  •  Invista em mensagens personalizadas para ajudar a personalizar; 
  •  Crie um calendário de e-mail marketing com funil de vendas em mente; 
  •  Ter uma base de contato organicamente construída; 
  •  Segmentação da base de contatos, por funil de vendas; 
  •  Testar estratégia de vendas por e-mail, analisar resultados; 
  •  Aumento da personalização de mensagens e campanhas; 
  •  Invista na construção de relacionamentos com  contatos. 

Seguindo conselhos e investindo na criação de ótimos conteúdos para e-mail, há uma chance de  uma marca  se aproximar de seu público, o que quase sempre traz mais receita, fidelidade e mais referências.

Redes sociais 

Assim como o e-mail, as redes sociais são canais de marketing amplamente utilizados porque concentram muitos usuários. 

A presença nas principais redes sociais tornou-se bastante importante nos últimos anos, especialmente com a cultura instantânea para a qual somos trazidos. 

Hoje, as pessoas esperam uma rápida exposição às marcas, com experiências integradas e holísticas, buscam também reconhecimento, além da resolução de problemas. 

Como resultado, a presença em todos os canais possíveis e relevantes permite que as empresas interajam diariamente com as pessoas, acessem e compartilhem valores.

Atualmente, existem diversas redes sociais e é necessário estudar a função e finalidade de cada rede. 

Uma pesquisa com o cliente também indicará a opção mais recomendada para atingir o público-alvo da empresa. Outras dicas para vender mais nas redes sociais são: 

  •  Crie conteúdo relevante e diferenciado para chamar a atenção; 
  •  Fornecendo continuamente informações confidenciais; 
  •  Invista em  boa estética, com boa produção; 
  •  Usando ferramentas de gerenciamento de calendário e mídia social; 
  •  Usando grupos e comunidades, publicidade para públicos-alvo; 
  •  Integração de comércio social, com botões de compra na plataforma. 

Assim, as mídias sociais podem ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais presentes no dia a dia do público. 

Então, quando alguém precisa de um uniforme hospitalar em SP, é fácil lembrar de uma empresa com presença digital. 

Você também confiaria mais em uma empresa que publica conteúdo relevante e informativo sobre o assunto do que em uma que não publica. 

Em geral, um empreendedor que deseja aumentar suas vendas deve estar atento ao seu ponto de venda e investir em publicidade com canais que possam agregar mais visibilidade e poder à empresa. 

Nesse caso, como visto, destacam-se o outbound marketing, o inbound marketing, o e-mail marketing e as mídias sociais.