Tendências da Experiência do Cliente no e-commerce

e-commerce

Desde o começo de 2020, com o avanço da Covid-19 e a necessidade de cumprir protocolos de saúde – como o isolamento social –, o aumento de adeptos às compras online cresceu exponencialmente no e-commerce.

O e-commerce, que já se projetava como uma tendência para os próximos anos, tornou-se um verdadeiro fenômeno em apenas alguns meses, adentrando por completo a experiência de compra e venda.

Hoje em dia, é difícil imaginar o varejo sem a possibilidade de comercializar no digital, pois isso diminuiria significativamente o volume de vendas.

Por sua vez, o conforto, a facilidade e a diversidade de produtos e serviços online, configuram características que dialogam diretamente com a satisfação do cliente.

Por isso, além de ocupar este espaço no mercado, para dar o próximo passo, as empresas precisam estar atentas e acompanhar as tendências da Experiência do Cliente.

Aumento do E-commerce

O aumento do e-commerce foi muito expressivo e todo mundo conseguiu perceber isso, mas vamos falar em números?

No início da pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que encerrar suas atividades ou suspender seus serviços por um longo período de tempo.

No entanto, o comportamento do consumidor foi se modificando ao longo dos meses e, ainda em 2020, a adaptação ao e-commerce aconteceu com sucesso.

Estima-se que, segundo estudo feito pela Mastercard, a expansão do e-commerce no Brasil foi de 75% em 2020 e chegou a representar 11% das vendas no varejo. Além disso, a nível mundial, as compras online movimentaram mais de 900 bilhões de dólares no mesmo ano.

Em fevereiro de 2022, segundo o Relatório Setores do E-commerce, o número de acessos nos 10 principais portais de e-commerce brasileiros foi de quase 700 milhões.

Alguns dos setores de maior destaque nas compras online são os de Moda e Beleza, Farmácia e Turismo.

A partir disso, é possível afirmar que o mundo digitalizado oferece muitas oportunidades para empresas e clientes. O desafio, então, é saber como se destacar entre a concorrência e oferecer a melhor experiência para o consumidor nessa nova realidade.

Tendências da Experiência do Cliente no e-commerce 

Uma excelente Experiência do Cliente tem sido o foco de empresas que entenderam qual caminho seguir para alcançar bons números de fidelização, retenção e, até mesmo, atração de novos clientes.

É também nas boas experiências que o consumidor pode se apaixonar pelo produto ou serviço, tornando-se um verdadeiro fã e defensor da marca. Quem não ama ser bem atendido, ter bons momentos de compra e se sentir satisfeito?

Sabendo da importância da experiência do consumidor, o aumento das compras online torna-se uma oportunidade para ser criativo e ir muito além na experiência de consumo. Listamos algumas tendências logo abaixo:

– Aplicativo próprio para compras

Essa não é exatamente uma novidade, mas os aplicativos estão cada vez mais populares entre os consumidores. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal Terra, o tempo de uso nos aplicativos cresceu 45% durante a pandemia.

Os aplicativos, além de facilitar o acesso dos compradores ou interessados, também é capaz de melhorar a experiência do cliente com a reunião de informações em um só lugar e por oferecer uma navegação mais fluida diretamente pelo celular ou tablet.

Além disso, também pode ser uma ótima fonte de coleta de dados e informações para seguir com melhorias.

– Facilidades no pagamento

Foi-se o tempo em que o cartão de crédito era a tecnologia mais recente para facilitar o pagamento do consumidor. O pix é o novo queridinho do momento.

Quem escolhia pagar no boleto, agora tem a vantagem de pagar em poucos segundos com pix e ter sua compra aprovada em minutos, ao invés dos vários dias que o boleto demanda.

Facilitar o pagamento é sempre a melhor alternativa para empresas que querem oferecer uma boa experiência de compra e no e-commerce isso não é diferente.

– Experiências 3D

A maneira ideal de usar a tecnologia das compras digitais a favor da experiência do cliente. Muitas empresas já estão implementando experiências 3D para compras nos sites ou em aplicativos.

E dá para ser super criativo: desde provadores virtuais em negócios do setor de Moda e Beleza até tour virtual para empresas do ramo Imobiliário.

Esses usos podem oferecer mais conforto na experiência, contribuindo para tirar dúvidas facilmente. Por isso, é uma das tendências da experiência do consumidor online.

– E-commerce no Metaverso

O Metaverso mal chegou e já tem empresa contribuindo na construção desse mundo novo. O e-commerce dentro do Metaverso é uma tendência para os próximos anos e pode oferecer uma experiência de compra totalmente diferenciada.

Isso porque o consumidor pode mergulhar em uma experiência totalmente imersiva, indo até o estabelecimento virtual.

O e-commerce veio para ficar! É hora de buscar se destacar para não ficar para trás. Seja criativo e tenha a tecnologia a seu favor.

Desde o começo de 2020, com o avanço da Covid-19 e a necessidade de cumprir protocolos de saúde – como o isolamento social –, o aumento de adeptos às compras online cresceu exponencialmente.

O e-commerce, que já se projetava como uma tendência para os próximos anos, tornou-se um verdadeiro fenômeno em apenas alguns meses, adentrando por completo a experiência de compra e venda.

Hoje em dia, é difícil imaginar o varejo sem a possibilidade de comercializar no digital, pois isso diminuiria significativamente o volume de vendas.

Por sua vez, o conforto, a facilidade e a diversidade de produtos e serviços online, configuram características que dialogam diretamente com a satisfação do cliente.

Por isso, além de ocupar este espaço no mercado, para dar o próximo passo, as empresas precisam estar atentas e acompanhar as tendências da Experiência do Cliente.

Aumento do E-commerce

O aumento do e-commerce foi muito expressivo e todo mundo conseguiu perceber isso, mas vamos falar em números?

No início da pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que encerrar suas atividades ou suspender seus serviços por um longo período de tempo.

No entanto, o comportamento do consumidor foi se modificando ao longo dos meses e, ainda em 2020, a adaptação ao e-commerce aconteceu com sucesso.

Estima-se que, segundo estudo feito pela Mastercard, a expansão do e-commerce no Brasil foi de 75% em 2020 e chegou a representar 11% das vendas no varejo. Além disso, a nível mundial, as compras online movimentaram mais de 900 bilhões de dólares no mesmo ano.

Em fevereiro de 2022, segundo o Relatório Setores do E-commerce, o número de acessos nos 10 principais portais de e-commerce brasileiros foi de quase 700 milhões.

Alguns dos setores de maior destaque nas compras online são os de Moda e Beleza, Farmácia e Turismo.

A partir disso, é possível afirmar que o mundo digitalizado oferece muitas oportunidades para empresas e clientes. O desafio, então, é saber como se destacar entre a concorrência e oferecer a melhor experiência para o consumidor nessa nova realidade.

Tendências da Experiência do Cliente no e-commerce 

Uma excelente Experiência do Cliente tem sido o foco de empresas que entenderam qual caminho seguir para alcançar bons números de fidelização, retenção e, até mesmo, atração de novos clientes.

É também nas boas experiências que o consumidor pode se apaixonar pelo produto ou serviço, tornando-se um verdadeiro fã e defensor da marca. Quem não ama ser bem atendido, ter bons momentos de compra e se sentir satisfeito?

Sabendo da importância da experiência do consumidor, o aumento das compras online torna-se uma oportunidade para ser criativo e ir muito além na experiência de consumo. Listamos algumas tendências logo abaixo:

– Aplicativo próprio para compras

Essa não é exatamente uma novidade, mas os aplicativos estão cada vez mais populares entre os consumidores. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal Terra, o tempo de uso nos aplicativos cresceu 45% durante a pandemia.

Os aplicativos, além de facilitar o acesso dos compradores ou interessados, também é capaz de melhorar a experiência do cliente com a reunião de informações em um só lugar e por oferecer uma navegação mais fluida diretamente pelo celular ou tablet.

Além disso, também pode ser uma ótima fonte de coleta de dados e informações para seguir com melhorias.

– Facilidades no pagamento

Foi-se o tempo em que o cartão de crédito era a tecnologia mais recente para facilitar o pagamento do consumidor. O pix é o novo queridinho do momento.

Quem escolhia pagar no boleto, agora tem a vantagem de pagar em poucos segundos com pix e ter sua compra aprovada em minutos, ao invés dos vários dias que o boleto demanda.

Facilitar o pagamento é sempre a melhor alternativa para empresas que querem oferecer uma boa experiência de compra e no e-commerce isso não é diferente.

– Experiências 3D

A maneira ideal de usar a tecnologia das compras digitais a favor da experiência do cliente. Muitas empresas já estão implementando experiências 3D para compras nos sites ou em aplicativos.

E dá para ser super criativo: desde provadores virtuais em negócios do setor de Moda e Beleza até tour virtual para empresas do ramo Imobiliário.

Esses usos podem oferecer mais conforto na experiência, contribuindo para tirar dúvidas facilmente. Por isso, é uma das tendências da experiência do consumidor online.

– E-commerce no Metaverso

O Metaverso mal chegou e já tem empresa contribuindo na construção desse mundo novo. O e-commerce dentro do Metaverso é uma tendência para os próximos anos e pode oferecer uma experiência de compra totalmente diferenciada.

Isso porque o consumidor pode mergulhar em uma experiência totalmente imersiva, indo até o estabelecimento virtual.

O e-commerce veio para ficar! É hora de buscar se destacar para não ficar para trás. Seja criativo e tenha a tecnologia a seu favor.