Utilizar o Linkedin para arrumar um emprego é realmente eficaz?

Diversas são as empresas de recrutamento especializado que estão em busca de profissionais para as mais diferentes vagas e cada vez mais o LinkedIn tem sido um lugar de buscar profissionais e posições.

A rede social profissional ganha cada vez mais espaço entre empresas e profissionais e pode ser sim um local eficaz para arrumar um emprego.

Segundo a pesquisa LinkedIn no Brasil 2021, 36% das pessoas usam o LinkedIn uma vez por dia ou mais e essa rede ainda está em constante crescimento: 28% usam mais do que usavam há 12 meses e 30% acham que vão usar mais no próximo ano.

O uso que só cresce tem a ver com uma grande necessidade: a busca pelo emprego. Para 61% dos brasileiros o uso é de fato para procurar vagas.

Além disso, os usuários também utilizam a rede principalmente para ler os artigos, acompanhar publicações no feed, fazer networking e acompanhar influencers/ LinkedIn Top Voices.

E se procurar emprego é um grande foco da rede, vamos falar sobre esse importante número: Dos 82% que já usaram o LinkedIn para procurar emprego, 29% conseguiram. Ou seja, assim como outros locais de busca por vagas, o LinkedIn pode ser sim eficaz para o tão sonhado sim e, para isso, é importante utilizar a rede a seu favor!

 

Tenha um perfil completo e atualizado

Se o LinkedIn é uma forma de buscar por vagas, é preciso ter cuidado com seu perfil assim como se tem com seu currículo, certo? Portanto, complete seu perfil detalhadamente, inclua experiências profissionais, tenha uma boa foto, faça um bom resumo sobre você e suas competências.

Aproveite que a rede é muito mais do que um currículo, afinal, ela permite diversos campos e possibilidades para que o recrutador te conheça, portanto, capriche no perfil.

 

Siga as empresas de seu interesse

Siga as empresas que te fazem sentido com a sua área é essencial para ter a oportunidade de vagas que tenham a ver com o seu perfil.  Esteja sempre atento às vagas e ative notificações daqueles locais que façam sentido para você, assim, você não perde boas oportunidades.

Mais do que isso, seguir empresas é uma forma de saber mais do que acontece nelas, e isso pode ajudar em uma futura entrevista.

 

Otimize seu perfil para a busca

O emprego no LinkedIn surge também da busca ativa dos recrutadores por perfis, por isso, é importante se destacar para ser encontrado e convidado para processos e vagas.

Assim como na publicação de artigos em texto, o Google e outros mecanismos de busca varrem o conteúdo do LinkedIn. Usar palavras-chaves pode fazer diferença na hora de encontrarem você pelas buscas.

Ao preencher seu perfil ou ao publicar conteúdo nessa rede social, tente usar as palavras-chave mais procuradas para aquele assunto e faça com que seu perfil se destaque e seja encontrado na rede.

 

Participe de grupos

A principal função dos grupos do LinkedIn é expor as habilidades e competências, que você possui, quando se está buscando por uma oportunidade de emprego. Existem grupos sobre os mais diferentes setores e temas e participar daqueles voltados a sua área de interesse é importante para se expor no mercado.

 

Interaja com suas conexões

No LinkedIn, ao interagir você pode ser mostrado em diversos outros perfis e ganhar relevância dentro do setor. Portanto, interação é uma palavra de ordem nessa rede.

Faça comentários relevantes, contribua com as postagens, curta e compartilhe as postagens de amigos e não deixe o perfil parado apenas como um currículo online.

 

Produza conteúdo

Muitas pessoas olham o feed do LinkedIn, mas poucas produzem seu próprio conteúdo e isso é importante para a busca por vagas. Faça postagens, invista em artigos sobre suas experiências, dê dicas, troque ideias e se mostre presente na rede.

Como já diz o ditado, quem não é visto não é lembrado, portanto, investir em publicações pode fazer toda a diferença para que você atinja cada vez mais pessoas.

O LinkedIn é uma rede que faz muita diferença na vida profissional e que é cada vez mais impulsionada dentro das empresas como forma de recrutamento. Ter atenção a ela é mais uma chance para se movimentar no mercado, encontrar um emprego ou mudar de setor.

Como está o seu perfil no LinkedIn? Aproveite o tema, revise seu perfil e seja relevante nessa rede!