Como saber se a comunicação na sua empresa é eficaz!

Ter uma empresa em que todos se entendam, que as expectativas estejam alinhadas é importante para o sucesso do negócio. A comunicação empresarial é uma ferramenta muito importante para o bom andamento da empresa, independente do porte e do segmento. Aqui vamos mostrar a importância da comunicação e seus principais benefícios. 

Além de se preocupar com a comunicação com os clientes, uma empresa precisa pensar internamente. Criar uma boa comunicação entre seus colaboradores, fornecedores e parceiros é um fator fundamental para que todos trabalhem de forma alinhada e concisa para a empresa. 

Numa analogia simples, podemos dizer que uma empresa funciona como uma grande máquina que possui muitas peças. Nessa grandiosa engrenagem, todas as peças precisam estar ajustadas para que a máquina funcione corretamente, assim também deve ser na empresa. 

Caso alguma peça esteja fora do lugar ou encaixada de forma errada, a máquina pode parar de produzir ou render menos do que consegue, da mesma forma na empresa. Ruídos de comunicação podem fazer com que a produtividade, e consequentemente, os resultados do negócio caiam. 

A comunicação é um dos fatores primordiais para alinhar o encaixe de todos na empresa, garantindo que todos funcionem no mesmo ritmo, com os mesmos objetivos e cumpram suas funções com o melhor desempenho possível. 

 

O que é comunicação eficiente? 

A empresa precisa ter uma comunicação eficiente, que consiga ser dinâmica para engajar todos os colaboradores, criando uma cultura organizacional forte e estratégica. Os gestores precisam criar conexão com suas equipes, alinhar expectativas, engajar colaboradores para obter resultados satisfatórios. 

A comunicação eficiente é um dos fatores que mais dão resultados com menor custo dentro da empresa. Pensando de forma estratégica, investir em comunicação é investir no sucesso do negócio. 

 

Quais são os principais erros de comunicação nas empresas? 

Se você não sabe se a comunicação do seu negócio é eficiente, o primeiro passo é fazer uma avaliação. Essa análise é fundamental para tornar a comunicação eficaz, ajustando os pontos necessários. Abaixo, vamos mostrar alguns dos principais erros que empresas cometem e que prejudicam a comunicação no negócio, confira:

 

Esquecer de avaliar fatores externos 

A comunicação interna deve servir de reflexo para o público externo. Para alinhar expectativas e trazer resultados, a empresa precisa conhecer profundamente o seu público. Muitas vezes, a estratégia de comunicação não avalia fatores externos, logo os colaboradores não terão uma direção eficiente para lidar com os clientes. 

Se os colaboradores não estão acertando no público-alvo correto, nem sempre o problema é culpa deles. A empresa pode estar investindo nas ações erradas, o que resulta em ações para o público errado e sem tanta eficácia. 

 

Deixar de ouvir a opinião de todos 

Para uma comunicação eficaz, a empresa precisa entender que todos os funcionários são valiosos. Os colaboradores estão mais próximos aos clientes do que os gestores, logo eles precisam ter voz dentro da organização. 

Quando a empresa não abre esse canal de comunicação com os funcionários, ela perde oportunidades de investir em ações estratégicas que tragam mais resultados. O olhar dos colaboradores é fundamental para criar uma estratégia de comunicação mais assertiva para o negócio. 

 

Ações de comunicação que não incluem colaboradores 

A empresa não pode desenvolver uma estratégia de comunicação sem fortalecer sua comunicação interna. Para que os clientes sejam bem atendidos, a empresa precisa alinhar as expectativas entre colaboradores, integrar setores para que todos “falem a mesma língua”, ou seja, estejam alinhados com os mesmos objetivos. 

Qualquer ação de comunicação para o público externo deve contar com alinhamento interno assertivo. Somente assim, a empresa poderá aumentar sua credibilidade perante os clientes e motivar os seus colaboradores a entregarem melhores resultados. 

 

Quais são os benefícios de comunicação empresarial eficaz? 

Ter uma comunicação empresarial assertiva é essencial para garantir o bom andamento dos processos do negócio. Isso resulta em produtividade e engajamento, tornando metas e objetivos mais fáceis de serem alcançados. 

Entre os principais benefícios de uma comunicação eficiente, podemos citar:

 

Fortalecimento da cultura organizacional 

A comunicação eficiente é fundamental para consolidar a cultura organizacional da empresa. Assim, é possível alinhar expectativas, hábitos, normas, políticas, valores da empresa entre todos os colaboradores. 

 

Engajar os colaboradores 

Ter uma estratégia de comunicação eficiente é essencial para engajar e motivar colaboradores. Dessa forma, é possível criar um time que “vista a camisa da empresa”, buscando os melhores resultados e melhorando a imagem do negócio no mercado.

Diminui os conflitos internos 

Com uma comunicação eficiente, os colaboradores se alinham em relação a expectativas e funções. Com isso, os conflitos internos diminuem bastante, transformando o ambiente em um local mais agradável para se trabalhar. 

 

Mais produtividade e retorno financeiro

O aumento da produtividade e dos lucros é uma das consequências de uma comunicação eficaz. Uma equipe engajada com ações que tragam resultados são o caminho para produzir mais e trazer resultados expressivos. 

O poder da comunicação não pode ser ignorado pela empresa. As ações de comunicação devem focar tanto no público externo como no público interno. Com tudo alinhado, metas e objetivos serão facilmente batidos.