4 vantagens de uma plataforma de atendimento para empresas B2B

Entenda como uma plataforma de atendimento ao cliente é fundamental para empresas no modelo B2B

Conhecer o tipo de cliente da sua empresa é um passo fundamental para criar estratégias ao seu negócio. Por isso, vamos iniciar esse texto explicando de forma bem simples as diferenças entre os modelos B2B e B2C:

  • B2B:

Significa Business To Business. Em tradução literal, “de negócio para negócio”. Ou seja, a relação comercial é entre duas ou mais empresas.

  • B2C:

Significa Business To Customer. A tradução significa: “negócios para consumidores”. Isto é, os negócios são entre uma empresa e um consumidor final.

E as diferenças não estão só no nome. Por exemplo, o potencial de compra em negócios B2B é muito maior se comparado ao B2C. Por isso, é preciso cuidado em toda a jornada de compra para não desperdiçar a oportunidade.

Isso porque quando uma empresa entra para fazer uma compra, é muito mais fácil de vender diversos itens em grandes quantidades. Ou seja, dificilmente será comprado um único mousepad se há 100 funcionários. 

Assim, é preferível comprar mais para que sobre aos novos funcionários do que comprar um a um.

Dessa forma, é essencial manter um bom relacionamento com o cliente para fidelizá-lo a sua empresa. 

Uma plataforma de atendimento pode facilitar a comunicação. Consequentemente, oferecer melhor experiência. Tanto para o cliente quanto para a sua própria empresa.

Por isso, vamos listar as vantagens de uma plataforma de atendimento para empresas B2B. Mas antes é importante saber o que é essa ferramenta.

O que é plataforma de atendimento?

Uma plataforma de atendimento é um software responsável por centralizar os atendimentos. De todos os canais disponíveis (WhatsApp, Facebook, E-mail…)

Além disso, oferece relatórios completos sobre toda a operação. Para que, dessa forma, seja possível ter uma visão macro e micro em relação ao tempo de espera de cada atendimento.

Não só isso! Uma plataforma de atendimento robusta deve oferecer integração com chatbots e Inteligência Artificial (IA). Em outras palavras, essas tecnologias auxiliam na eficácia e na redução do tempo dos atendimentos.

Já que é possível automatizar respostas de perguntas frequentes, por exemplo. Entre outras diversas funcionalidades.

Recomendamos a leitura desse artigo para que você possa conhecer mais o tema:

Robô com Inteligência Artificial: Descubra por que usar no seu negócio

4 vantagens de uma plataforma de atendimento

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de atendimento, saiba quais são as suas vantagens.

1 – Auxílio na tomada de decisões

Grande parte das empresas usam ferramentas para diferentes atividades. Por isso, escolha uma plataforma que garanta integração com essas ferramentas.

Assim, mantém a operação alinhada com todos os dados de funcionamento de um CRM ou ERP, por exemplo.

2 – Integração com outros sistemas 

Grande parte das empresas usam ferramentas para diferentes atividades. Por isso, escolha uma plataforma que garanta integração com essas ferramentas.

Assim, mantém a operação alinhada com todos os dados de funcionamento de um CRM ou ERP, por exemplo.

3 – Automatização de processos

Também citamos o uso dos chatbots e da Inteligência Artificial. Esses dois softwares juntos podem revolucionar o atendimento da sua empresa.

Isso se deve a um simples motivo: automatização de tarefas e de respostas frequentes. 

Isto é, você consegue oferecer aos clientes agendamento de horários de uma reunião através de “robôs”. Ou então, analisar aquelas perguntas que mais são feitas pelos clientes. Por exemplo, horário de funcionamento, endereço. Entre outras.

Assim, as atividades serão otimizadas. E os operadores terão mais tempo livre para realizar tarefas mais complexas.

4 – Disparo de mensagens em massa

Mesmo que o cliente final de uma empresa B2B seja uma outra empresa, às vezes é necessário falar com mais de um representante. 

Por isso, é importante que a plataforma de atendimento tenha a função de disparo de mensagens em massa. Semelhante a função “lista de transmissão” do WhatsApp.

Dessa forma, o tempo das tarefas serão ainda mais otimizados. E, consequentemente, melhorar a satisfação dos clientes. Afinal, queremos cada vez mais agilidade na resolução dos nossos problemas. Não é?

Após todas essas dicas, basta iniciar a busca pela plataforma de atendimento ideal para a sua empresa. Pesquise os valores e as funcionalidades ideais para o seu negócio. Mãos à obra!

 

Conteúdo produzido por New Way