A importância das vendas online dentro dos segmentos de serviços

Por que é tão necessário que você entenda que não só vendas de produtos são importantes na internet, mas que serviços vendidos online também são? Vamos responder essa dúvida hoje, através desse texto. 

Bem, você já deve saber que existem inúmeras plataformas que favorecem a venda de serviços na internet hoje. Um dos líderes do mercado de vendas online, o AirBnb, já permite que você venda ensaios fotográficos, passeios guiados e muito mais.

Mas muito antes dessa iniciativa por parte do AirBnb, o Groupon já dava os baby steps disso tudo. A plataforma vendia desde ensaios fotográficos até mesmo serviços de estética automotiva. 

Depois, inúmeros outros players começaram a fazer vendas como essas: Mercado Livre, Ingressos.com, Sympla, e inúmeros outros domínios da internet. 

E é aí que chegamos na dúvida principal de tudo: como as vendas online se tornaram exponenciais a ponto de serem importantes para o segmento de turismo.  

Mas por quê as vendas online se tornaram importantes dentro de tudo isso?

Hoje, as vendas online representam cerca de 21,2% das vendas de todo o Brasil. Essa parcela é consideravelmente importante visto todos os meios de vendas que existem por todo nosso país.

Dentro do mercado de “serviços” as vendas online passaram a possibilitar inúmeras vantagens para vendedor e cliente, dentre elas estão: 

1. Experiência mais humanizada

Os chats se transformaram em peça fundamental das vendas online e tornaram possível que pessoas comprem diretamente de pessoas. Isso gera mais confiança, maior troca de informações, mais facilidade de negociação e melhor meio de pagamento.

Além disso, as pessoas que estão do lado “cliente” nessa negociação não recebem respostas prontas ou indicações para um tutorial dentro do site que não diz nada sobre a dúvida. 

2. Anúncio certo para público certo

Com os serviços sendo oferecidos de forma online, cada vez novas plataformas específicas vão surgir. Se o seu serviço é de revenda de carro, será muito mais fácil encontrar seu público na WebMotors, se você vende serviços de gastronomia, seu público tem mais chances de estar no Laçador de Ofertas e por aí vai. Sabendo onde anunciar, você fica cada vez mais próximo de aumentar o seu faturamento. 

3. Personalização e Flexibilidade

Quando serviços são vendidos na internet, eles permitem serem personalizados especificamente para a pessoa que está recebendo seu anúncio. Sem dúvidas, você já recebeu e-mails que possuíam seu nome no título ou anúncios pagos com o seu ano de nascimento ou algo parecido, não é? Então, é a estratégia atuando!

Além disso, quando você vende serviços online, pode disponibilizar a sua agenda para que as pessoas marquem quando querem receber seu serviço e, assim, você poderá oferecer mais flexibilidade e ter mais controle sobre o seu trabalho e a sua agenda. 

4. Redução de custos

Anúncios de serviços online possibilitam que as pessoas estejam vendendo 24 horas por dia sem que tenham um vendedor trabalhando durante todo esse tempo. Além de não precisar de vendedor, você poderá com um único anúncio explicar tudo o que a sua empresa oferece. 

5. Entrega de qualidade mais ágil

Ao estar em plataformas online, você contará com os feedbacks do cliente. No lado “empresa” isso vale muito pois conta onde cada estabelecimento pode melhorar, em que setor deve investir ou até mesmo em que pessoas devem contratar. 

Já, no lado “cliente”, saber como a empresa atende, quais são os pontos positivos e o que as pessoas dizem desta empresa, fazem com que a pessoa se sinta mais segura e confortável de comprar daquela marca e receber um serviço de qualidade. Afinal, o que conta na hora de entregar um serviço, é a experiência oferecida!

Como começar a vender meus serviços online?

Para vender serviços online, você deverá seguir alguns passos cruciais. São eles: 

  1. Crie um e-commerce: ferramentas como a Planne permitem que você que não tem experiência em programação de sites, desenvolva um e-commerce onde pode facilmente montar um site único e personalizado. Com algumas palavras e as fotos certas, você terá em algumas horas um site funcional e responsivo que fará com que as pessoas comprem cada vez mais do seu negócio online.
  2. Abuse das redes sociais: ao estar presente em redes como LinkedIn, Instagram e Facebook, você expandirá sua capacidade de entrega de conteúdo e anúncios, pois alcançará mais pessoas de forma simultânea e, usando a linguagem certa somada do tipo certo de conteúdo, você chamará diretamente a atenção do consumidor.
  3. Invista no atendimento: conte com chats, canais de WhatsApp, grupos de Telegram e o que mais pensar na hora de vender online. Todos os dias, milhares de consumidores possuem milhares de dúvidas e, responder elas com agilidade, é o que diferencia uma empresa do seu concorrente e faz com que mais vendas sejam fechadas. 
  4. Tenha um bom meio de pagamento: imagine a seguinte cena: você escolheu seu produto, escolheu quando quer receber e, na hora de pagar, você tenta 2 ou 3 formas diferentes de pagamento e todas são reprovadas. Certamente seu estresse será elevado e você desistirá da compra, certo? É isso que acontecerá com o seu consumidor caso você não tenha um motor de pagamentos eficiente.
  5. Marketing de conteúdo é o caminho: ao vender serviços na internet, é importante que você gere conteúdo relevante o suficiente para atrair mais pessoas para o seu site e fazer com que elas se encantem mais com a sua marca. Provavelmente, foi dessa forma que você chegou até esse post e, é assim que o seu consumidor chegará até você!

Bom, agora que você já sabe qual caminho seguir, está na hora de colocar tudo em prática. É uma questão de tempo até que novos resultados surjam de suas vendas online e de que novas pessoas indiquem cada vez mais o que você tem a oferecer.

Dê tempo ao tempo e, em breve, novos frutos serão colhidos!

Conteúdo originalmente criado pela Planne – a plataforma de e-commerce das experiências.