E-commerce de experiências: como empresas turísticas podem melhorar as vendas online?

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Você, proprietário de empresa turística que já vende online, está buscando dicas de como melhorar as suas vendas? Chegou ao lugar certo, hoje contaremos sobre como empresas turísticas podem melhorar as suas vendas online!

E-commerce de Experiências

O primeiro passo tratado hoje será o E-commerce de Experiências. Uma nova forma de fazer com que pessoas comprem seus serviços de forma ágil e segura através da internet. 

Um e-commerce de experiências é um canal de venda online que permite que você compre experiências online. Seja ela um jantar, um passeio, uma volta de buggy nas praias nordestinas, um ensaio fotográfico na Serra Gaúcha ou o que for. Algo que dará um upgrade em uma viagem que você já está realizando ou permitirá que você aproveite o final de semana para conhecer um novo parque na sua cidade. 

Entre os mais famosos estão AirBnb, Laçador de Ofertas, Mercado Livre, WebMotors e outros grandes nomes da internet. 

Esse tipo de e-commerce preza pelo bom atendimento e por tirar o máximo de dúvidas do seu consumidor de forma online, sem que seja necessário um atendimento human-to-human mas também, sem que se perca a humanização de um atendimento. 

Se você já possui uma empresa turística, poderá aproveitar o site que já tem para vender ingressos, jantares, bilhetes, vouchers através de parcerias com empresas da sua região ou oferecendo o seu próprio serviço. 

Para ter um e-commerce de experiências, o caminho não é complicado. Cada vez mais plataformas intuitivas estão sendo criadas e comercializadas para que você tenha o seu site com baixa mensalidade e alta capacidade de personalização. A Planne, empresa gaúcha especializada em e-commerce para empresas do segmento turístico, é um exemplo claro disso. 

Outras formas de melhorar suas vendas online: 

É claro que só colocar um e-commerce no ar não fará com que seu produto se venda sozinho e sem um “empurrãozinho”. É necessário que você pense na estratégia que usará para que mais pessoas acessem seu site e comprem de você. Seja o seu produto, ou até mesmo um produto no qual você estará recebendo comissão sobre venda.

Listamos algumas das estratégias mais comuns para que você saiba por onde começar e como vender cada vez mais. 

Mídia Paga

Google Ads, Facebook Ads, Youtube Ads ou LinkedIn Ads. Seja a forma escolhida de anúncio, os anúncios de mídia paga são os mais indicados para quem está buscando resultados rápidos. Aqui, a maior necessidade é que você conheça o seu público antes de colocar um anúncio para rodar. Sabendo quem ele é, o sexo, a faixa etária, o local onde mora e os interesses do seu consumidor, você poderá criar campanhas de muito sucesso com apenas alguns cliques e um investimento mensal de, no mínimo, mil reais. 

Marketing de Conteúdo

Essa estratégia possui dois grandes diferenciais: baixo custo e longa duração. Nela, será necessário que você possua um blog ou uma página onde poderá criar conteúdos interessantes que despertem a atenção do seu consumidor.

Por demandar apenas tempo de planejamento, essa estratégia pode ser considerada gratuita. Além disso, se o seu conteúdo for bom e usar as técnicas de indexação do SEO do Google, você atrairá cada vez mais pessoas para cada vez mais palavras-chaves diferentes o que fará com que o seu público crie uma constância de acessos sem depender de investimento em mídia paga. 

Influencers

Lembra quando falamos de humanos comprando de humanos? É aí que entram os influencers. Eles são porta-vozes que podem divulgar o seu serviço filmando a experiência, contando como foi o seu atendimento, falando sobre a sua empresa ou respondendo as perguntas que o seu público quer saber.

Tudo isso de forma simples e humanizada e que, se bem combinada, pode fazer com que novos leads surjam diariamente para você. Mesmo após a duração da divulgação contratada. 

Programas de Indicação

Aposte em programas de pessoas que estão satisfeitas com o que você oferece! Programas de indicação são ótimas formas de fazer com que mais pessoas falem sobre você e o seu share ajude a aumentar as suas vendas. Pessoas falam ainda melhor de você falam de você quando são recompensadas por isso, por isso, crie descontos progressivos, prêmios em dinheiro ou até mesmo prêmios em produto para quem divulgar sua empresa para um determinado número de pessoas ou para a pessoa que mais trouxe novos clientes para a sua empresa durante um ano.

Dica: você não precisa investir apenas em clientes indicando sua empresa. Invista em ubers da sua cidade, motoristas de van e ônibus, guichês da rodoviária e outros locais pelos quais você sabe que o seu público vai passar durante a visita pela sua cidade-sede. 

Cupons de Desconto

Já falamos sobre como as pessoas gostam de ser recompensadas, mas cupons de desconto são ótimos para um ponto principal: incentivo. Eles podem ser fundamentais para a primeira compra, a segunda compra, um upsell ou até mesmo uma promoção que você está fomentando. Por mais que o seu desconto não seja grande, esses cupons podem ser fundamentais para que o seu público ganhe o que mais gosta de ganhar: uma negociação em que se sinta beneficiado. 

Bom, agora que você já tem a faca e o queijo na mão, anote nossas dicas e salve esse post nos seus favoritos. Será sempre bom saber se você está indo para o norte correto e revisitar estratégias que poderão aumentar suas vendas.

Conte conosco!

Conteúdo originalmente criado pela Planne – a plataforma de e-commerce das  experiências.