Como o turismo pode se beneficiar de vendas online?

Uma mulher realizando em um computador vendas online

Hoje estamos aqui para falar de um assunto que está em alta nos últimos 5 anos e cada vez dispara mais em blogs, matérias de televisão, sites e outros canais: vendas online

Você sabe o que são vendas online?

 Antes de dar início, é necessário que você tenha ciência do que são as vendas online.

Segundo a Zendesk: “Venda online ou e-commerce, é o comércio eletrônico que acontece por meio de lojas virtuais. Ou seja, quando surgir a dúvida de o que é venda online, lembre-se que ela é a versão digital das vendas em comércio físico, sendo ela acessível para um número muito maior de consumidores.”

Baseado nisso, qualquer venda que aconteça em meio digital, seja ele e-commerce, redes sociais, e-mail ou alguma outra estratégia escolhida por você para alavancar suas vendas, você já estará iniciando as suas vendas online. 

Mas onde o turismo entra nas vendas online? 

Bom, se você ainda não digitalizou seus processos, podemos dizer que você “sumiu do mapa”, em 2021, a FGV constatou que 21.2% das vendas do país são realizadas na internet. O que representa uma grande fatia do mercado nacional. 

Há uma estimativa nacional, feita em agências de turismo de Gramado, um dos principais destinos do Brasil, de que a cada 10 vendas, apenas 1 é realizada de forma presencial, com as pessoas indo fisicamente até a agência para realizar sua compra. 

O turismo não se resume apenas em agências

Porém, quando falamos de vendas online, não se resume apenas em agências de turismo. Elas, na verdade, representam apenas uma ponta de todo esse iceberg. Elas, ao lado de airbnb, hotéis.com e outras plataformas de venda online, são apenas os “captadores” quando se trata de turismo.

Quando uma agência ou uma plataforma trazem novos turistas para um destino, todo o turismo é beneficiado. 

Novas entradas em parques são vendidas, principalmente quando eles contam com uma plataforma de e-commerce para parques, novos pratos são servidos em restaurantes, novos tickets de inúmeros serviços também são consumidos e, essa cadeia toda, faz com que os locais alimentem mercados, fruteiras, escolas e muito mais! 

Logo, é assim que o turismo consegue se beneficiar de todas as vendas que ocorrem de forma online!

Porém, não para por aí. As vendas online ainda podem proporcionar outros inúmeros benefícios para o turismo: 

1. Compartilhamento de experiências

Com as vendas acontecendo em plataformas online, muitos canais disponibilizam campos de feedback, onde os usuários podem contar como foram atendidos pelas empresas, como viveram seus passeios e como foram as suas experiências, o que faz com que novos usuários (os que viram comentários positivos) voltem a comprar com a mesma empresa. 

2. Criação de autoridade e relevância nas vendas online

Com a força do item 1 e a capacidade de transformação que ele tem, vem o item 2 deste texto. Quanto mais comentários positivos e relevantes uma empresa recebe na internet, mais indicada ela fica entre os turistas e entusiastas das viagens e do turismo.

Isso faz com que novas vendas aconteçam, a autoridade cresça e a relevância também. Assim, mais e mais pessoas falarão sobre essa marca e tornarão ela uma potência do mercado nacional. 

3. Possibilidade de novas parcerias

A internet permite que empresas que antes só possuíam parcerias locais expandam seus horizontes e façam parcerias com cada vez mais empresas. Por exemplo, uma empresa de venda de ingressos online hospedada em Porto Alegre, pode muito bem vender ingressos para um parque aquático no litoral nordestino. Tudo o que é preciso é que essas empresas conversem.

Algo que hoje a internet pode proporcionar sem maiores custos. 

E agora, você já entendeu a importância das vendas online para o turismo? Hoje exploramos apenas alguns benefícios que essa troca entre “online e turismo” pode proporcionar. Mas as possibilidades são milhares e, a tendência, é que isso cresça cada vez mais. 

Se você ainda não vende online, plataformas podem ser o melhor caminho para que isso aconteça e, por isso, você deve conhecer nossa indicação: a Planne

Se você busca uma plataforma de e-commerce focada no mercado de experiências e turismo, ela é a melhor opção

A Planne segue forte o seu lema de que ”o e-commerce como modelo de negócio deixou de ser o futuro para se transformar no presente.”

Tecnologia está na essência da empresa, e através de um processo de desenvolvimento de produto muito próximo dos nossos clientes, eles são capazes de entregar soluções simples para problemas complexos em alta escala.

Optando por usar a Planne, você terá vantagem, agilidade e um custo menor de mensalidade. Além disso, terá também uma equipe de suporte altamente treinada e com competências multidisciplinares que poderão te “socorrer” de inúmeras formas.

A plataforma da Planne tem sido construída por uma equipe altamente experiente seguindo os mais altos padrões de segurança e utilizando as tecnologias mais modernas, permitindo que continue sendo líder de mercado ao longo dos anos, diferente de softwares feitos on demand com escopo e qualidade reduzidos.

Conteúdo originalmente criado pela Planne – a plataforma de e-commerce das  experiências.