Entenda por que sua empresa precisa de autoridade digital!

Ter uma autoridade digital é fundamental para qualquer negócio, principalmente para aqueles que desejam atuar on-line. Hoje em dia, isso é ainda mais fundamental, visto que, o comportamento dos consumidores mudou.

As empresas começaram a vender pela internet por um valor mais em conta, justamente para se adequar a esse novo hábito de compra. Com isso, o número de marcas na internet está aumentando cada vez mais. Aqueles que tiverem autoridade digital são aqueles que irão se destacar.

Produzir conteúdos, gerar leads, fazer o lead chegar até o fundo do funil e ter uma boa presença no ambiente virtual requerem diversas estratégias de marketing digital.

Por isso, para contribuir com esse desafio e te ajudar a parar de quebrar a cabeça e construir uma autoridade digital, confira esse nosso post!

O que é autoridade digital?

Ser uma autoridade em algum assunto ou nicho, mostra para o público que você/sua empresa dominam conceitos importantes e podem ajudar seus clientes a conquistarem engajamento.

Para a empresa, ser uma autoridade tem o potencial de gerar mais negócios, atrair mais clientes, ampliar a vantagem competitiva e se tornar líder de um setor.

Uma marca que é respeitada, valorizada, ouvida e tida como referência no meio digital é uma marca que tem autoridade digital.

A autoridade digital, se dá quando você demonstra para o seu cliente que você tem conhecimento daquilo que está falando, e isso faz o seu negócio alcançar uma posição sólida e, tudo isso, é constantemente estudado e aplicado por profissionais do marketing digital, principalmente na área de Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair e converter clientes por meio de conteúdos on-line relevantes.

Se a sua empresa tem autoridade digital, o mercado passa a confirmar e a confiar no que é dito por você e no que você entrega. Quando o assunto é notícias, por exemplo, a rede Globo é uma autoridade. Quando desconfiamos que algo é fake news, é nos canais de comunicação da Globo, que buscamos esclarecer nossas dúvidas.

Quando o assunto é celular e tecnologias, a Apple é uma grande referência, por estar sempre à frente e oferecer qualidade em seus equipamentos.

Ter autoridade digital não é apenas ter um grande número de compradores ou clientes, mas ter capacidade de oferecer segurança, gerar inovação e entregar resultados, tudo isso por meio do digital.

Quais são as estratégias para ter autoridade digital?

  1. Saiba qual é o público que você deseja atingir

Um dos passos fundamentais para começar a criar uma estratégia de autoridade digital é entender quem é o público que você deseja atingir e para quem você quer ser uma autoridade. Partindo disso, é fundamental compreender o que é relevante para aquele grupo, o que ele está procurando e, a partir disso, produzir conteúdo de qualidade, focado em responder às dúvidas, necessidades, ajudar a solucionar problemas e a abrir o horizonte do seu mercado de atuação.

Ao entender o público que você deseja atingir, você compreende melhor quais são as dores dele e quais são as lacunas que o mercado apresenta. E com essas informações é possível criar estratégias para tapar essas “lacunas” e se tornar uma referência para quem conseguiu soluções a partir da sua ajuda.

2. Produza e compartilhe conteúdo relevante e autoral

Repetir o mesmo que todo mundo está falando não irá te ajudar a se tornar uma autoridade no seu nicho.

Por isso, busque conteúdos “fora da caixa”, soluções alternativas, conteúdos e tendências que são pouco comentados ainda.

Na hora de fazer uma busca no Google, umas das considerações para fazer o ranqueamento do site são conteúdos autorais e inovadores, diferente de tudo o que costuma ser publicado.

Portanto, seja original e inovador!

  1. Invista em técnicas de SEO

Além de ter conteúdos originais, investir em SEO é uma ótima estratégia. Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de técnicas aplicadas em páginas para que elas sejam os primeiros resultados da busca no Google. Ter conteúdos originais e ter um ótimo site não é suficiente para colocá-lo na primeira página do Google.

Para estar na primeira página, o Google considera diversos fatores, desde o design até o uso de palavras-chaves, que são os termos recorrentes em pesquisas do público.

Quanto mais essas páginas estiverem dentro das adequações de SEO, maiores serão as chances de serem bem ranqueadas.

Para ter autoridade e ser referência, seu site precisa estar no topo dos resultados de pesquisas. Existem diversas formas de alcançar esse objetivo, e entender como funciona o tráfego pago é uma alternativa interessante.

O tráfego pago é a metodologia de investir em plataformas e sites que mostram seu conteúdo com destaque para os usuários. Ele possibilita que os visitantes cheguem até um site, uma loja ou página por meio de anúncios publicitários. Esse tipo de tráfego é diferente do orgânico porque depende do investimento para gerar resultados.

O investimento em anúncios pagos aumenta a visibilidade do negócio rapidamente, melhorando o reconhecimento de marca. Depois do primeiro impacto, é possível trabalhar o público que já foi alcançado com essas campanhas e transformá-lo em clientes.

Além disso, o Google disponibiliza algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a alavancar o marketing digital da sua empresa, como o Google Keyword Planner, Google Trends, Google Ads, Google Meu Negócio e Google Analytics. Você pode conhece-las no e-book Conheça Ferramentas Gratuitas que Vão Ajudar a Alavancar o Marketing Digital da Sua Empresa” .

  1. Aposte em diversas redes sociais

Quando o assunto é mundo digital, é impossível não falar das redes sociais. A autoridade é também construída por meio de uma vasta presença online, então é necessário estar presente nas redes sociais.

Quanto mais plataformas forem ocupadas, melhor. Afinal, como ser referência e construir o status de autoridade sem estar presente com regularidade nessas redes?

Para que esse trabalho seja eficiente, é importante ter um planejamento prévio. Calendários editoriais, pautas para publicações e ações de marketing devem ser pensados.

Importante lembrar que cada rede social funciona de uma forma, por isso, cada mídia social é uma plataforma única, com públicos e objetivos distintos. Por isso, cabe aos profissionais da área de marketing analisar e abarcar quais tipos de conteúdo serão relevantes para cada uma delas.

Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e LinkedIn compõem o rol de redes sociais que são as mais utilizadas no momento. Todas estas plataformas digitais permitem que as marcas construam seus espaços corporativos e, assim, criem um vínculo mais reforçado com seus clientes.

O grande diferencial das redes sociais para o marketing digital é a facilidade e a eficiência da comunicação direta entre marca e consumidor. Através de curtidas, comentários e compartilhamentos, a marca conversa diretamente com o cliente, soluciona suas dúvidas, cria vínculos de empatia e ajuda a conquistar uma melhor reputação para a organização.

Como o Marketing Digital pode te ajudar a se tornar uma autoridade?

Para que a sua marca se torne uma autoridade digital, é necessário mostrar ao público de interesse que a sua empresa tem total domínio sobre um contexto macro de todo o mercado. E é nesse momento que estratégias de Marketing Digital são fundamentais!

E a melhor forma de mostrar domínio e conhecimento de uma marca é por meio do Marketing de Conteúdo.

Produção de blog, posts, ebooks e materiais ricos, iscas digitais, vídeos, tutoriais, entre outros. Todas essas estratégias fazem parte do Marketing de Conteúdo.

Seguindo uma estratégia sólida e completa na essência do Inbound, que é o conteúdo, você fará com que a sua empresa se torne naturalmente uma autoridade e referência digital no assunto, promovendo informação de qualidade e relevante dentro do seu segmento.

No ambiente digital é muito fácil mostrar ao público todo o potencial da sua empresa, atraindo potenciais clientes sem que eles tenham consumido no seu negócio. Todos os conteúdos produzidos contribuem para melhorar a imagem da sua marca entre o público.

Não tem para onde fugir, o Marketing de conteúdo é o rei quando o assunto é autoridade digital.

Conclusão

Portanto, concluímos que a autoridade digital é fundamental se você deseja ter sucesso no seu negócio, e o marketing digital passou a ser um fator de extrema importância para toda e qualquer empresa que deseja conquistar autoridade em seu segmento perante o seu público-alvo. Se você deseja ter mais dicas de como construir uma presença marcante no ambiente digital, produzimos um ebook que fala exclusivamente sobre esse assunto e você tem disponível nas suas mãos diversas dicas sobre como conquistar a tão sonhada autoridade digital.