Como funciona a busca do algoritmo do Google?

O Google é uma referência mundial, revolucionando a forma que as pessoas usam e entendem a internet. Nascida em 1998, a empresa evoluiu de um site de buscas para se tornar o maior em seu segmento, superando empresas que existiam há muito mais tempo. Além disso, eles conseguiram uma diversificação de produtos muito grande, trazendo ferramentas essenciais para gerenciamento estratégico do Marketing Digital das empresas, promovendo uma presença digital marcante se essas ferramentas forem bem utilizadas.

Um dos primeiros passos para se ter sucesso com Marketing Digital e trabalhar com SEO (ou seja, otimizar um site para o buscador), é necessário descobrir como o Google funciona e de que forma ele apresenta seus resultados de pesquisa.

Confira nesse post como funciona o algoritmo do Google.

O que é o algoritmo?

Os algoritmos são fórmulas responsáveis por transformar as perguntas em respostas para o usuário em suas buscas. Para ocupar a primeira página dos resultados de busca, o Google leva em consideração diversos fatores, um exemplo é a tríade EAT (Expertise, Authoritativeness and Trust que significa em português Expertise, Autoridade e Confiabilidade) que

aparece nas diretrizes de qualidade do Google como pontos que devem ser analisados em uma página.

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento do Google que são mantidos em segredo pela marca. Porém, é possível conhecer os principais, como: Conteúdo e backlinks, além de experiência do usuário e as métricas vitais da web também se tornam fatores de ranqueamento importantes. Para saber como melhorar seu posicionamento nesse ranking do Google, separamos algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar. Confira:

  1. Busca do Google

É impossível falar de marketing digital sem mencionar o Google como o principal canal para geração de tráfego e captação de clientes. “Perguntar ao Google” virou um hábito para a maioria dos usuários da internet. Portanto, muitos destes usuários usarão o motor de busca para encontrar a sua empresa de alguma forma.

A importância de uma empresa estar alinhada com o Google é imensurável. Para começar, a supremacia diante de tantos concorrentes ao redor do mundo é um fator impossível de se desconsiderar. O Google é a maior ferramenta de buscas do mundo e se seu conteúdo se posicionar de forma notável dentro dele com estratégias eficazes de SEO (Search Engine Opitmization), você garante que seu público chegue até seu site e conheça a sua empresa.

Tráfego orgânico é a principal métrica quando estamos falando de atração de visitantes para seu site ou blog e o Google será o seu melhor amigo nessa etapa: visibilidade no Google é tudo! Entender e dominar esse canal é garantir melhores posições para seu conteúdo, mais visitantes no seu site e, como consequência, uma visibilidade online muito mais relevante para a sua empresa.

  1. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner, como o próprio nome nos sugere, é uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave para serem abordadas na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Essa ferramenta pode ser acessada através do Google Ads, a plataforma para mídia paga.

Quando uma empresa toma consciência da importância em investir no Marketing Digital, a tendência é que estratégias de Inbound façam parte do planejamento. Com isso, é natural que o Marketing de Conteúdo passe a ser adotado. E, para que ações envolvendo conteúdo sejam eficientes, é preciso fazer com que as publicações tenham uma sólida presença nos resultados de busca do Google.

É a partir desse ponto que as palavras-chave ganham maior relevância, pois, dentre os vários aspectos a serem levados em conta em SEO, o uso adequado de palavras-chave mais indicadas será a base de quase todo o processo de otimização.

Com o Google Keyword Planner, sua empresa consegue obter informações relevantes sobre quais palavras-chaves abordar, garantindo até novas ideias de conteúdo.

Com a escolha certa de palavras-chave, a chance de sucesso nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo é muito mais alta. Ao usar o Google Keyword Planner para te ajudar nisso, você consegue definir com confiança as melhores palavras-chave para seu negócio. Assim, será possível produzir um conteúdo de alta qualidade para sua persona, aumentando seu tráfego e a relação da sua audiência com seu conteúdo.

  1. Google Trends

Para quebrar o bloqueio de criatividade com dados precisos, o Google Trends entra como a solução ideal para criar conteúdos que vendem. A palavra “trends” vem do inglês e pode ser traduzida como “tendências”, o que define exatamente a fonte que faz do Google Trends uma ótima ferramenta complementar na sua estratégia de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, pois ele permite acompanhar em tempo real quais são os principais assuntos que estão caindo no interesse do público.

Contudo, é possível explorar um tópico de interesse para os negócios e saber sua relevância em diferentes países. Por isso, o Google Trends pode ser considerado uma das mais úteis ferramentas do Google para a criação de conteúdos relevantes — principalmente quando o segmento é bastante movimentado.

O time do marketing poderá se manter atualizado, não apenas sobre o que acontece no mundo, mas também sobre o que acontece de interessante no seu próprio mercado e que pode ser explorado pela empresa.

Com essa funcionalidade, você garante que o blog da sua empresa está sempre atualizado com as informações e conteúdo de maior relevância para a sua audiência – fazendo com que ela continue voltando ao seu site.

  1. Google Ads

O Google Adwords, é uma das maiores ferramentas do Google em termos de representatividade — a maior parte das receitas do Google provém dela. O seu conceito é bastante simples: permitir que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios.

O Google Ads, nada mais é que a página que exibe resultados de busca. Nela são impressos anúncios de texto que são correspondentes ao que os usuários procuram.

O Google Ads ajuda você a anunciar o seu produto, serviço ou conteúdo para pessoas que já possuem um interesse e estão pesquisando por assuntos que remetem ao seu negócio.

Se o visitante não efetuou a compra por sentir-se indeciso ou por acreditar que pode encontrar ofertas melhores, por exemplo, o remarketing permite à equipe criar uma oportunidade de venda. O Google Ads é um grande parceiro para aumentar suas vendas e conseguir mais clientes.

  1. Google Meu Negócio

O Google My Business, ou em português “Google Meu Negócio”, é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela dona do maior buscador do mundo para que você possa ter o seu Perfil de Negócio encontrado na Busca do Google e no Google Maps.

Para ter o seu perfil no Google Meu Negócio, basta você se cadastrar gratuitamente e fornecer os dados que serão solicitados.

Para ser encontrado com um card da sua empresa (recurso que chama muito mais a atenção dos usuários), no entanto, é preciso que você tenha um perfil completamente preenchido no Google Meu Negócio. Incluir horário de funcionamento, responder comentários de usuários e atualizar com fotos podem ajudar você a dar ainda mais visibilidade organicamente ao seu produto ou serviço.

  1. Google Analytics

Google Analytics é o programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos. Com ela, você consegue analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros. Há ainda possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.

O Google Analytics resolve, principalmente, problemas de informação. Com esta ferramenta, a empresa consegue entender como está a performance de cada página de seu site e, a partir disso, fazer melhorias e otimizações. As informações centralizadas ajudam ainda a ter uma noção tanto micro quanto macro do que acontece no portal da empresa.

Os resultados podem ser muito relevantes dependendo de como você analisa, o que analisa e como utiliza esta informação. O grande destaque desta ferramenta está em oferecer condições para que sua empresa não fique dando tiro no escuro ou contando com a sorte na hora de implementar mudanças.

Dica: quando for analisar no Analytics, lembre-se de pensar antes o porquê quer analisar aquilo. Analisar por analisar não leva a lugar algum e ainda toma tempo desnecessário da equipe.

Conclusão

Esperamos que com essas dicas você consiga aprimorar a atuação digital da sua empresa. Além disso, você pode ter acesso a mais informações sobre essas ferramentas no e-book “Ferramentas gratuitas para alavancar o marketing digital da sua empresa”. Com essas informações, fica mais fácil entender o algoritmo de busca. O mais importante, porém, é compreender o trabalho do SEO e como ele pode deixar seu site mais bem posicionado e atrair visitantes.