CEO, CFO e COO: qual a relação entre os cargos?

O mundo dos negócios é cheio de siglas. Por se parecerem, é comum que muitas delas se confundam e acabem gerando algumas dúvidas entre os empresários e profissionais que atuam nas mais diversas empresas.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para explicar o chamado c-level, cargos executivos seniores das organizações. Veja o que é CEO, CFO e COO, como cada um desses profissionais atual e quais são as relações existentes entre esses cargos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Entendendo as nomenclaturas

Muito provavelmente você já se deparou com algumas dessas siglas. Entender a nomenclatura do mundo corporativo é o primeiro passo para identificar quais são as responsabilidades de c-level.

CEO

CEO é, sem dúvidas, uma das siglas mais conhecidas. Trata-se do cargo de Chief Executive Officer, que implica no principal chefe de uma empresa: aquele que está no topo de toda a estrutura organizacional do negócio.

Dentre as atribuições do CEO, temos:

  •     responsabilidade e autoridade máxima na tomada de decisões;
  •     definição do planejamento estratégico;
  •     desenvolvimento, comunicação e implementação da visão e missão da empresa;
  •     gestão de operações;
  •     avaliação da atuação de outros diretores, como o COO e CFO;
  •     gestão de recursos da empresa;
  •     gestão da relação entre operações e conselho administrativo;
  •     gestão de mercado, avaliando sempre a competitividade e tendências.

CFO

O CFO, Chief Financial Officer, é o diretor financeiro da empresa. Trabalhando junto com o CEO, ele é responsável por garantir que o fluxo de caixa e o orçamento empresarial estejam de acordo com o planejamento financeiro da empresa.

Dentre suas atribuições, estão:

  •     estruturação de um planejamento financeiro sustentável;
  •     criação de projeções, previsões financeiras e objetivos;
  •     acompanhamento da evolução da empresa;
  •     garantir que a empresa siga todas as obrigações legais, através do pagamento de tributos, taxas, contribuições e impostos;
  •     ter uma boa relação com fornecedores, clientes, investidores e outras peças-chave do mercado;
  •     realização de análises de orçamento de curto, médio e longo prazo;
  •     estabelecer prioridades e planos de ação para garantir a saúde financeira da empresa;
  •     trabalhar para que o orçamento empresarial esteja devidamente alinhado com o planejamento estratégico da organização.

COO

O COO, por sua vez, é o Chief Operating Officer, ou diretor de operações.

Quando pensamos na estrutura operacional de uma empresa, ele é o responsável por fazer a máquina funcionar da melhor forma possível.

Trabalhando em conjunto com o CEO e o CFO, o COO é responsável por garantir o bom funcionamento dos processos e operações da empresa, entregando resultados e cenários mais favoráveis no que diz respeito à rotina do dia a dia do negócio.

Dentre as atribuições do COO, temos:

  •     motivar a equipe;
  •     definir metas e objetivos junto com a equipe;
  •     responsabilizar-se pela qualidade de produtos e serviços da empresa;
  •     avaliar as operações da empresa e realizar ajustes;
  •     dar feedbacks para os gestores e profissionais;
  •     auxiliar na melhora e reformulação de processos produtivos;
  •     acompanhar e avaliar os planos de vendas.

Qual a relação entre CEO e CFO?

Como explicado anteriormente, esses profissionais possuem uma relação direta no dia a dia da empresa.

No caso do CEO e CFO, é possível ver o trabalho conjunto quando o assunto é a gestão da empresa e dos interesses financeiros da mesma.

O CEO, responsável por cuidar das operações gerais da empresa, se alia ao CFO, que por sua vez cuidará do que diz respeito aos orçamentos e finanças do negócio.

É importante que esses dois trabalhem juntos para que as decisões tomadas pelo CEO tenham embasamento na realidade financeira, fluxo de caixa, balanço patrimonial e orçamento empresarial do negócio.

Uma empresa onde CEO e CFO não se relacionam e não trocam informações poderá apresentar muitos equívocos: decisões que não consideram a saúde financeira da empresa e a perda de oportunidades que poderão surgir no dia a dia.

A união e colaboração entre esses dois profissionais é fundamental para criar um ambiente lucrativo, promissor e sustentável para o negócio.

Qual a relação entre CFO e COO?

A relação entre CFO e COO também é simples, e precisa de atenção.

Quando o chefe de financeiro e o chefe de operações não possuem um trabalho em conjunto, a empresa também poderá sofrer algumas consequências.

Imagine um cenário em que um chefe de operações não esteja ciente da realidade financeira e dos objetivos econômicos da empresa. Como ele poderá tomar decisões mais assertivas para as operações do negócio? Como ele poderá tomar a produção mais eficiente para aumentar os resultados se ele não conhece as metas e objetivos do negócio?

E, mais do que isso, como ele poderá ter o capital necessário para reestruturar e melhorar o setor operacional se o CFO não possui essa área como prioridade?

É fundamental que o COO e o CFO tenham objetivos em comum e, principalmente, tenham clareza e alinhamento para apresentar esses objetivos. Isso norteará as decisões e estratégias de ambos os setores para transformar o negócio em algo muito mais rentável a curto, médio e longo prazo.

Os c-levels possuem atribuições diferentes entre si, mas que precisam estar alinhadas para que a empresa funcione e cresça de acordo com o esperado.

A construção de um negócio de sucesso irá depender não só do CEO, como muitos pensam, mas do alinhamento entre esse profissional e outros diretores executivos, como CFO e COO.

Com uma estratégia bem desenhada e clara para esses três profissionais, o percurso se torna menos turbulento, sendo possível então alcançar uma empresa sustentável, rentável e muito promissora.

 Esse artigo foi produzido pela Investor, consultoria especializada em avaliações de empresas ou empreendimentos de todos os portes e segmentos, com mais de 200 bilhões de reais avaliados e 250 mil ativos inventariados.