7 dicas para transformar sua loja física num E-commerce

Uma ilustração que remete à ideia de e-commerce

O mercado de e-commerce tem crescido a cada dia, diferente do varejo tradicional, que enfrenta uma forte crise. Fique por dentro de nossas dicas e não deixe seu negócio de fora da Internet!

A crise na qual vivemos e a qual estamos enfrentando dificultou a permanência de inúmeras lojas e comércios presenciais no Brasil. 

Para muitas pessoas, a solução encontrada para sobreviver a esse período nefasto na economia do país foi migrar seus empreendimentos físicos para o mercado online

Para sermos mais precisos, um estudo realizado pela Neotrust Compre&Confie em parceria com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), revela que o ano de 2020 teve um crescimento significativo de 80% nos comércios eletrônicos, em relação ao ano anterior. 

Isso implica dizer, portanto, que o mercado online tem rendido inúmeras oportunidades de expansão, início e permanência de negócios.

Nesse sentido, se você também está cogitando transformar o seu negócio físico num e-commerce, este artigo contém dicas importantíssimas para você! Confira:

Dicas para transformar seu negócio físico num e-commerce:

1. Seja, no e-commerce, Omni-channel

Não é de hoje que o futuro do comércio tem convergido para as compras multicanais. 

As pessoas podem comparar preços pela internet, provar e conhecer o que querem comprar em lojas físicas, acessar aplicativos de lojas de qualquer parte do mundo, comprar por dispositivos mobile…

Ou seja: é possível vender por diversos canais, seja em lojas físicas, seja através de e-mails, redes sociais, apps, sites, telefones.

E, embora a maior parte do comércio esteja entrando no mundo online agora, o crescimento do e-commerce comprova que é justamente isto que o consumidor do futuro quer: a possibilidades de fazer compras multicanal. 

Nesse sentido, uma empresa que possui uma loja física e um e-commerce é uma Omni-channel, e concentra mais de uma forma de levar seu produto até o consumidor. 

Uma estratégia e tanto para sair na frente da concorrência, não acha?

2. Entenda o Mercado de Vendas Online (E-commerce)

Um dos grandes desafios para fazer a transição de um negócio físico para um negócio online é compreender, justamente, a amplitude desse mercado. 

Conhecer os nichos, onde seu negócio se encaixa, conhecer seus concorrentes e a forma deles trabalharem faz parte do processo de compreensão do mercado digital. 

É preciso entender, por exemplo, como funcionam os mecanismos de buscas, como o Google; como divulgar seu site e seu negócio; como identificar o público-alvo certo; como entender o funil de vendas de seus clientes, como atrair pessoas para seu site…

Para que seu e-commerce não fracasse antes mesmo de começar a ficar conhecido, é crucial que você conheça e aprenda a utilizar ferramentas e facilidades que o meio digital oferece, como as formas de pagamento online, de análises de métricas, dentre tantas outras práticas.

Resumindo, estude e conheça bem o mercado digital, antes de adentrar de cabeça nele.

3. Entenda o Comportamento dos Clientes

Outro passo importante e que não pode ser deixado de lado é o comportamento de seus clientes, antigos e novos. 

Para que você não perca o potencial de compra dos clientes de seu negócio físico, é importante saber se eles estão prontos para comprar online.

Muitas pessoas ainda têm receios e preconceitos sobre comprar pela internet. 

Dessa forma, realize uma pesquisa de mercado com seus clientes para saber o que eles acham dessa transição e aproveite a ocasião para já ir apresentando a eles os benefícios de comprar em seu e-commerce.

Uma pesquisa deve ser feita também para que você tenha uma boa noção da parcela de consumidores online que poderá alcançar. 

4. Tenha um Site Profissional

Parece um tanto óbvio que para se vender pela internet você precisa ter um site profissional, mas existem diversas opções de plataformas de sites gratuitos, nas quais o próprio internauta pode criar seu site. 

Contudo, para um e-commerce, esta opção não é indicada, ao optar por começar seu negócio com um site profissional você garante maior segurança a seus dados e aos dados de seus clientes.

Uma vez que estas plataformas de sites gratuitos possuem sistemas de segurança menos robustos, acerca dos quais muitos hackers se especializam para invasão e roubo de dados. 

Além disso, ter um site profissional permite uma série de funcionalidades que não são possíveis em sites gratuitos.

Na C2TI, por exemplo, é possível desenvolver o seu site ou loja virtual sem dores de cabeça, pois, com um baixo custo, você investe e recebe sua página online em um curto espaço de tempo – cinco dias, para sermos mais exatos. 

Os especialistas entendem os seus objetivos e personalizam o seu e-commerce (ou site profissional) na medida certa para o seu sucesso. 

5. Estruture o Setor Financeiro 

Um e-commerce demanda tanta atenção e planejamento quanto uma loja física, no que diz respeito ao setor financeiro. 

É preciso entender a nova estrutura financeira de sua empresa, que difere em muito da estrutura de uma loja física. 

Caso ambos os empreendimentos, físicos e online, sejam integrados, o planejamento é um. 

Caso você decida mantê-los como dois empreendimentos individuais e separados, o planejamento financeiro é outro. 

Lembre-se que o mercado digital tem necessidades e gastos diferentes do mercado físico, de maneira que você precisa organizar a quantidade e o perfil de funcionários, a questão do estoque, da publicidade, da logística de entrega, das devoluções, dos parcelamentos, dos descontos, etc…

6. Invista em Marketing Digital 

Uma das maiores vantagens, talvez a maior de todas, de se vender pela internet é a inexistência de fronteiras geográficas para a venda de produtos.

Todavia, para fazer uso dessa vantagem e alcançar um bom potencial de venda online, é simplesmente crucial fazer com que as pessoas conheçam e confiem em sua marca. 

O fato de resolver levar seu empreendimento físico para o meio online é um indicativo de que você pretende expandir seu negócio e suas vendas, e nada melhor que utilizar o Marketing Digital para te ajudar a alcançar este objetivo.

O Marketing Digital é uma área extremamente ampla, que compreende diversas técnicas, práticas e ferramentas para impulsionamento online.

Existe, por exemplo, estratégias utilizadas para alavancar seu site nas redes sociais, que fortalecem sua marca e constrói relacionamentos sólidos com seus clientes, através de postagens interativas, criativas e perfeitas para engajar o potencial cliente. 

Campanhas no Google Adwords e impulsionamentos no Facebook Ads também compreendem estratégias assertivas para um resultado satisfatório em seu e-commerce.

Em outras palavras, existem diversos tipos de profissionais que atuam nos diversos ramos do Marketing Digital, e talvez seja interessante buscar por uma consultoria, caso você não tenha o tempo ou os conhecimentos necessários para planejar e executar sozinho ações de marketing. 

7. Desenvolva uma boa Estrutura Logística

Essa questão é de suma importância para o funcionamento de qualquer e-commerce que trabalhe com entrega de produtos. 

A questão logística é uma das peculiaridades da internet, e você precisa saber exatamente como funcionam e quais são os aspectos legais e seus deveres e direitos enquanto dono de um e-commerce.

Afinal, os consumidores online estão de olho neles, e quando são prejudicados tem possibilidades de reclamar em sites como o Reclame Aqui, e você, definitivamente, não quer que seu e-commerce receba avaliações e comentários negativos, não é?

Seu site precisa ter um dispositivo simulador de fretes, e você precisa ter definida uma estrutura de entrega de produtos, seja com transportadores particulares ou pelos Correios.

O importante é que seu site permita que o possível cliente calcule o valor do frete e receba seus produtos sem atrasos ou defeitos. 

Precisa ficar atento também a questão das devoluções e trocas.

Grande parte dos consumidores online efetuam compras apenas por ter a possibilidade de devolver o produto caso queiram ou precisem, o que se trata de uma espécie de respaldo para o cliente, que não pode ver pessoalmente ou tocar o produto antes de comprá-lo. 

No artigo Saiba com oferecer frete grátis sem ter prejuízo há preciosas dicas para que você saiba como oferecer frete gratuito ou com descontos para os seus clientes, o que pode ser muito vantajoso para o seu negócio, especialmente se você está começando no mercado online e quer divulgar sua empresa. 

Conclusão

Agora que você já acompanhou nossas dicas para transformar a sua loja física em loja virtual, que tal ter acesso ao e-book gratuito com um Manual de Ações para Garantir o Sucesso de seu Empreendimento Digital? Clique aqui e baixe agora mesmo!

Conteúdo produzido por C2TI, empresa especialista no desenvolvimento de sites, e-commerces e marketing digital.