Como um site pode ajudar minha empresa no pós pandemia?

Processos que antes caminhavam a passos curtos se aceleraram bastante com a chegada da pandemia, obrigando diversos setores a se reinventar e eliminando aqueles que não conseguiram acompanhar a evolução digital a tempo. Certamente teremos nesse mundo pós pandemia um ambiente muito mais desafiador, porém com muitas oportunidades para o crescimento do seu negócio.

Nesse artigo, iremos te mostrar como ingressar sua empresa no mundo digital da melhor forma, com um site profissional que alavanca suas vendas e melhora a relação com seu cliente.

O que é um site?

Em poucas palavras podemos definir que um site é ter um lugar na internet. Assim como a sua empresa certamente tem um endereço físico, na internet você tem a oportunidade de ter o seu próprio endereço. Em um site, que pode ser de diversos tipos, você consegue apresentar várias informações sobre o seu negócio e até mesmo vender seus produtos ou serviços. Muitas são as vantagens de ter um site para sua empresa, vantagens essas que se intensificaram ainda mais no mundo pós pandêmico.

Por que ter um site no pós pandemia?

Durante a pandemia, ocorreu uma grande transformação tecnológica que trouxe diversas pessoas para o mundo digital. Fato que pegou muitos negócios de surpresa, pois não tinham qualquer tipo de plano de negócio para ingressar nesse mercado digital.

Um importante passo é reconhecer que hoje não dá mais para ter um negócio sustentável – para a maioria deles – sem estar presente na internet. Para resolver esse problema, muitas empresas optam pela criação de perfis em redes sociais que embora sejam efetivos, é apenas um passo. 

Tendo isso em vista, ter um site é a melhor opção para quem busca um lugar que não fique dependente do algoritmo das redes sociais, como é no caso do Instagram e Facebook. Com um site, você tem um canal exclusivo, onde pode se manter próximo do cliente – oferecendo novidades, promoções e diversas outras informações – e consegue encontrar novos, caso construa um site bem rankeado e com uma boa usabilidade.

Além disso, durante a pandemia muitos experimentaram pela primeira vez as compras online, perdendo aquele medo de que seu produto demorasse muito ou que nem chegasse. Assim, vender o seu produto por meio da internet se tornou muito mais fácil do que era há dois anos atrás.

Mas para que seu site tenha sucesso, você deve ter em mente qual tipo de site você precisa, para que assim possa usar das estratégias certas para vender mais e crescer.

Que tipo de site minha empresa deve ter?

É importante avaliar qual tipo de site é o melhor para o que você pretende alcançar. Para ajudá-lo, temos aqui os principais tipos de sites para que você escolha o que melhor se adequa às suas necessidades.

Site institucional

Ele mostra todas informações importantes sobre a sua empresa, basicamente é o seu cartão de visitas digital. 

E-Commerce ou loja virtual

Com uma loja virtual, você consegue apresentar seus produtos e serviços para qualquer um na internet, possibilitando que seu cliente consiga facilmente ter acesso ao seu estoque e te ajudando a alavancar as vendas.

Blog

Muito comum em site institucional, o blog é uma ótima ferramenta de marketing para atrair e manter a relação com seu cliente. Nele você consegue publicar conteúdos sobre o seu negócio, o que se bem usado é uma poderosa arma.

Site “one-page”

É um site que tem apenas uma página. Mais sucintas e que apresentam apenas aquelas informações mais essenciais do seu negócio.

Como ter um site profissional?

Nesse momento, você já deve estar bastante motivado para iniciar a criação do seu site, mas é importante ficar atento aos vários obstáculos que você enfrentará. Criar um site requer diversos conhecimentos pois para se ter um site que traga resultados é importante que seja construído baseado em diversos pontos, como alguns destacados abaixo:

  • Domínio e hospedagem 

O domínio é o endereço do seu site, ou seja, onde as pessoas vão te encontrar na internet. Já a hospedagem é onde você vai armazenar todos os dados do seu site. É importante saber escolher bem os dois pois, definir um bom domínio te ajuda a ser melhor encontrado pelos seus clientes. Enquanto, no caso da hospedagem, escolher um serviço que não é adequado pode trazer muitas desvantagens, pois você pode passar a ter um site inseguro e que não tenha a capacidade de suportar as visitas dos seus usuários. 

  • UI/UX

O  UI e UX, que são siglas para User Interface e User Experience respectivamente, são partes fundamentais do seu site. Ao visitar um website, é importante que o usuário tenha na tela os elementos suficientes para conseguir interagir com seu produto ou serviço. Dispor esses elementos pode parecer uma tarefa simples de início, mas são muitos os fatores que definem onde cada botão, texto e formulário, por exemplo, devem estar localizados. Tudo isso deve ser pensado de forma a oferecer ao usuário uma interface que seja amigável e intuitiva. Consequentemente, transformando o seu site em uma ferramenta de conversão muito mais sucedida.

  • Responsividade 

Hoje em dia, as pessoas vivem com o aparelho celular na mão. Dessa forma, ter um site responsivo é mais que obrigação para uma página da internet de sucesso. Com isso, é muito importante que desde o início o seu site seja feito pensando em como ficaria nas telas de celulares, impulsionando assim a sua chance de conversão.

  • SEO

Outro fator muito importante é o SEO. Quando pesquisamos algo na internet estamos bastante propensos a abrir aqueles primeiros resultados da busca. Certamente você também quer que a sua página apareça entre essas primeiras posições, e é para isso que serve o SEO. Em sua tradução fica claro para que serve: Otimização para motores de busca. Com esse conjunto de técnicas é possível que você passe a concorrer com os demais sites parecidos que aparecem no topo das buscas que são relevantes para você. Sendo um processo indispensável durante a construção e manutenção do seu site.

Conclusão

Muitos foram os desafios enfrentados nos últimos anos, mas que trouxeram avanços necessários que cedo ou tarde aconteceriam. Para quem busca constante evolução da sua empresa, fazer parte dessa transformação digital é uma obrigação que certamente trará grandes frutos.

Para isso, ter um site é um dos primeiros passos importantes. No entanto, saber construir uma página que consiga atrair o seu público alvo acaba não sendo uma tarefa tão fácil. Nesse sentido, ter em mãos ferramentas e conhecimentos para ter um site de sucesso pode ser o diferencial que fará o seu negócio alavancar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Consultoria e Projetos Elétricos Júnior, onde você pode encontrar dezenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos de tecnologia.