O que é e Quais São as Principais Estratégias do Inbound Marketing?

O objetivo principal para Inbound Marketing  é atrair, então converter e de fato encantar o cliente, com distância para conceito tradicional que as pessoas estão habituadas de publicidade. E permite conexão junto ao público-alvo através de pilares importantes, o SEO, marketing de conteúdo, e estratégias nas redes sociais.

Marketing Digital de maneira geral se baseava sempre na interrupção da atenção de usuário a exibir que um serviço específico ou produto poderia resolver o problema, no entanto, deixava a desejar a qualidade do produto, a decepcionar o consumidor, prejudicando o marketing real.

Através da transformação digital, alterações radicais aconteceram em hábito de consumo para os consumidores, a mudar regras. Assim, empresas necessitaram inovar em formas de atingir seu público. Inbound Marketing de fato foi e permanece sendo a opção ideal para tal.

 

Características do Inbound Marketing

Inbound Marketing se mostra conjunto de estratégias com base em ideia de compartilhamento e criação de sites e de conteúdos direcionados ao público-alvo particular, para comunicação direta com cliente potencial, a gerar duradouro relacionamento.

Inbound Marketing de modo básico é estratégia para atrair clientes à empresa por meio do conteúdo de valor, na troca de dados, de exemplo: email, telefone, nome, e mais.

Assim, a partir daí, facilita atração da atenção do público para que os produtos e soluções sejam apresentados a um específico problema deste indivíduo. Inbound Marketing é popular como novo marketing, já que vem sendo usado em massa por várias empresas, a garantir resultados excelentes se utilizado de maneira eficiente.

 

 

Benefícios do Inbound Marketing

A ação de atrair cliente potencial com conteúdos de valor apresenta tantos benefícios, isto independente do foco do cliente ou dimensão. Modelo tradicional de marketing tem várias deficiências, um exemplo é o custo alto, falta de mensuração e mais.

Em Inbound Marketing tais deficiências não existem, tornando-o mais eficiente e assertivo a quem procura subir vendas e atingir quantidade maior de clientes. Inbound é modelo de marketing aprovado, as pessoas engajam e compartilham, possibilitando encantamento e atração ao público junto à marca.

São mais benefícios:

  • Relacionamento com cliente é estreitado.
  • Atingir público correto.
  • Aumento do poder de persuasão.
  • Redução dos custos.
  • Encurtar ciclo das vendas.
  • Resultados mensurados no tempo real.

 

Como Funciona o Processo do Inbound Marketing?

São 4 etapas principais, etapa da atração, da conversão, etapa da venda e do encantamento. Sobre a etapa da atração, a regra principal de conversões no meio digital é alcançar qualificado tráfego aos canais digitais, assim, a primeira ação é a transformação dos visitantes estranhos em visitantes regulares, através do conteúdo relevante.

Já na conversão, o foco da conquista de fluxo alto de pessoas é a conversão das mesmas em leads, portanto, transformar nas chances reais para vendas. Sobre a etapa da venda, após alimentar leads por meio de conteúdos de valor, é necessário fazer avaliação de quem já se encontra no estágio perfeito a fechar venda.

A última etapa, encantar. Este relacionamento com cliente não finaliza após a compra. Na realidade, pelo contrário, é momento de iniciar jornada nova para encantar o cliente com foco que o mesmo faça compras novas e carregue clientes novos ao próprio negócio, por meio do Marketing de Referência.

O investimento na estratégia inteligente de Inbound Marketing pode atrair clientes novos, como também auxiliar para que sejam fidelizados ao negócio que tem. Levar em consideração que o planejamento estudado e estruturado é fundamental anteriormente de pôr as ideias todas em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Agência Digital HGX Criação de Sites e Marketing Digital, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre Marketing Digital e Desenvolvimento Web.