Você sabe o que e quais são os dados empresariais?

Para começar, os dados empresariais são todas as informações que podem ser  usadas por empresas em situações como: planejamento de ações estratégicas,  tomada de decisão, antecipação de riscos e diversas outras.  

Essas informações possibilitam análises, tanto de seus clientes e prospects  quanto do seu próprio negócio.

Por que a análise de dados é importante? 

Porque, afinal de contas, os dados empresariais podem ser a sua moeda de  troca comercial e o sucesso do seu negócio pode depender de como essa  informação é tratada.  

big data
Fonte: Sydle Tradução: Empresômetro

Um exemplo de como esses dados podem ser usados é o seguinte: vamos supor  que sua empresa é do ramo de logística e você tem uma base de clientes com  endereços para fazer entregas e coletas, mas esses dados estão  desatualizados

Com essa falta de informação, você corre um enorme risco de perder dinheiro com uma entrega errada ou desvio de rota. 

O mesmo tipo de cuidado que você tem num caso desse, também é necessário  na sua relação com seus clientes já existentes e seus prospects e leads, mas  você sabe quem são esses? 

Dados empresariais: o que é um Lead?

O Lead é um visitante que chegou até o seu negócio e demonstrou interesse no  que você está oferecendo. Para chegar até você, ele preencheu um formulário  em uma landing page, rede social ou site. 

A partir disso, ele passa a fazer parte do seu funil de vendas, que vai desde o  primeiro contato até a concretização da venda.  

Um outro detalhe importante para se saber sobre o lead é que: existe a categoria  de lead qualificado

No caso, é aquele contato que fez mais do que apenas preencher o formulário.  Neste caso, é porque ele realmente mostrou interesse real no seu negócio.  

canais para geração de leads
Fonte: Apptivo Tradução: Empresômetro

O que é um Prospect? 

A definição de prospect pode ser um pouco mais simples: ele é aquele seu  cliente dos sonhos e é nele que você deve apostar sua estratégia de retenção e  fidelização.  

Ou seja, é importante que você tenha alinhado com seu setor de Customer  Service e Pós-vendas as estratégias para mantê-los felizes e satisfeitos com o  serviço que você entrega. 

Dados empresariais relevantes 

Agora que já falamos sobre os dados empresariais e sua importância, vamos  explicar cada um deles e te ajudar a identificar seu ramo de atuação e dos seus  clientes também.

CNAE – É a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é um  conjunto de códigos ou tipos de atividades econômicas determinado pela  Comissão Nacional de Classificação, do IBGE. Esse código define qual é o ramo  de atividade da empresa dos seus clientes. 
Razão Social/ Nome Fantasia – É o nome da empresa que está presente no  CNPJ. 

Localização – Esse dado apresenta o endereço exato da empresa. O que pode  ser uma carta na manga para decisões estratégicas. 

Regulamentação – É a informação sobre se a empresa é Matriz, Filial ou ainda  não informado na Receita Federal.  

Inscrição Estadual – Este dado mostra se a empresa está regular ou irregular  com seus tributos e isso pode indicar como está sua saúde financeira.  

Porte – O porte é uma definição sobre o tamanho da empresa e pode ser dividido  como: Não classificada, Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa,  Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa. 

Faixa de Funcionários – Esse dado é fundamental para entender o tamanho e  potencial destas empresas e isso pode refletir em sua estratégia.  

Agora que você já sabe quais são os principais dados empresariais e entende a  importância deles em uma prospecção B2B, você sabe como conseguir esses  dados?  

O Empresômetro usa uma metodologia de inteligência de mercado exclusiva  do IBPT, que traz informações atualizadas de todas as empresas do Brasil. 

Por isso, garante maior assertividade na hora de conhecer sua carteira de  clientes, mapear seu mercado e ter acesso a seus leads.  

Torne sua operação comercial mais simples, inteligente e rentável.