Marketing Digital: 3 estratégias para potencializar os resultados da sua empresa

Com a revolução do meio online e das tecnologias, o marketing digital se tornou cada vez mais necessário na rotina das empresas que desejam se posicionar e atrair clientes. 

Isso porque, basicamente, a prática do marketing consiste em um conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) podem utilizar para atingir seus objetivos de negócio e publicidade. 

Essas táticas são implementadas por meio de canais diversos e correspondem a ações como SEO, mídia paga e e-mail marketing, dentre outras, sendo que os principais objetivos são adquirir clientes, desenvolver a marca e conectá-la com o público-alvo.

Como existem várias estratégias que podem ser aplicadas, neste artigo, você compreenderá quais são as principais ações capazes de oferecer bons resultados para a sua empresa e como realizar sua aplicação. 

Os objetivos do marketing digital 

Para aplicar as estratégias de marketing digital de forma adequada, é importante saber que existem objetivos que precisam ser traçados antes da sua aplicação.

Isso permite definir melhor a campanha a ser feita, canais usados e demais aspectos que determinam o resultado da estratégia de marketing.

De modo resumido, podemos afirmar que existe uma busca pelo aumento de visitas em um site (ação conhecida como tráfego), assim como há a necessidade de obter mais engajamento, conversão para as vendas e a retenção dos clientes. 

Quando falamos sobre o tráfego, essa é uma ação referente aos acessos e quantidades de visitas a uma página, de forma geral.

Assim, a estratégia visa atrair mais potenciais clientes para o seu site e, para isso, ocorre a publicação de conteúdos relevantes e que despertem o interesse do público. 

Já o engajamento ocorre porque o cliente teve o seu interesse despertado e passa a interagir, de alguma forma, com os elementos do seu site. 

A partir daí, podemos destacar ações como baixar um e-book ou se cadastrar em uma landing page. 

O processo de conversão ocorre quando o visitante demonstra maior interesse pelo seu negócio, ou seja, a captação se torna um processo de elevar o interesse, despertando o desejo de se tornar cliente. 

Esse é o momento que a pessoa irá consumir seus produtos ou serviços. 

Por fim, a retenção se dá a partir da compreensão de que o relacionamento da marca com o cliente não finaliza no momento da compra, mas deve continuar para fidelizar esse usuário, seja por meio de um pós-venda de valor ou a manutenção do contato para novas vendas.

Conheça os principais benefícios 

Dessa forma, essa é uma ação que visa atrair as pessoas, conquistá-las, fazer com que comprem seus produtos ou serviços e, após esse processo, é importante fidelizá-las adequadamente.

Com isso, podemos afirmar que o marketing digital, aliado a ações de inbound, agrega diversos benefícios, como:

  • Capacidade de atrair mais pessoas para o seu negócio;
  • Traz mais visibilidade para a empresa;
  • Aumenta a lucratividade;
  • Diferencial diante da concorrência;
  • Possibilidade de consolidar sua marca positivamente;
  • Melhora na supervisão e acompanhamento dos resultados. 

Esses benefícios só demonstram o quanto a empresa deve investir em ações e estratégias de marketing digital para obter melhores resultados em seu negócio. 

Por isso, de modo a contribuir ainda mais com as estratégias a serem aplicadas, neste artigo apresentaremos algumas ferramentas de marketing digital que podem ajudar a potencializar a divulgação do seu negócio. 

3 ferramentas para potencializar seu negócio 

Pensando em formas de ajudar a potencializar o seu negócio na área do marketing digital, neste artigo, separamos 3 ferramentas que são essenciais no processo de planejamento e divulgação da marca nesse ambiente. 

  1. Invista em marketing de conteúdo e técnicas de SEO 

O marketing de conteúdo trabalha na elaboração de um material que tenha qualidade e que seja de interesse do cliente, ou seja, precisa ser relevante. 

Como já vimos anteriormente, o processo de atração do cliente passa pela elaboração de um bom conteúdo, o que envolve também um conhecimento acerca do público-alvo – afinal, só sabendo dos gostos e dúvidas do público é que é possível criar um material voltado para essas necessidades. 

Dessa forma, é importante investir em estratégias para se aproximar e conhecer melhor sua base de clientes e potenciais consumidores que se relaciona, traçando um perfil que possa contribuir para publicações futuras.

Além de conhecer o público, para um bom posicionamento em resultados de busca, facilitando que a empresa seja encontrada pelos potenciais clientes, é necessário investir em ações de SEO, que visam otimizar os sites para mecanismos de pesquisa e seus algoritmos. 

Mas o que isso significa realmente? 

Pense que quando o cliente deseja obter alguma informação, ele vai para alguma ferramenta de busca na internet e digita termos específicos para encontrar o resultado para sua dúvida, como “como fazer curso esteticista”. 

A essas pesquisas, principalmente quando recorrentes, damos o nome de palavras-chaves. Ou seja, termos que os internautas usam ao navegar e fazer buscas na internet.

Para posicionar os sites que atuam como resposta para essas dúvidas, o Google (e demais mecanismos que podem ser usados) avalia o conteúdo pela sua qualidade e pela existência desses termos, ou de termos semelhantes – conforme as configurações – de modo a apresentar páginas que mais se adequem ao termo.

Além disso, o buscador avalia outros requisitos de SEO, como apresentar bons títulos e descrições com as palavras-chave e que seja de acordo com o interesse do cliente, e ter boa navegabilidade nas páginas.

  1. Tenha um bom site e perfil nas redes sociais 

Outra ação muito importante e que permite a publicação e divulgação de conteúdos de forma mais ampla se dá por meio da elaboração de um bom site e do investimento em redes sociais. 

No seu site é possível realizar a publicação do conteúdo de forma direta, mantendo um arquivo e outras ações que retém os usuários em suas páginas, facilitando o processo de conversão.

Nas redes sociais o mesmo é possível. Mas é possível ir além, traçando um cronograma de postagens e de interações para engajar os clientes de forma mais direta e ágil, humanizando a marca.

Só lembre-se de ter um bom layout para o site, assim como investir em responsividade e segurança! Em ambas as plataformas, a identidade da marca (visual ou não) também precisa estar clara para reforçar a autoridade e a imagem na mente dos usuários.

  1. Invista financeiramente nos canais de comunicação

Lembre-se também de investir financeiramente nesses canais, por meio do Google Ads, Facebooks Ads e Instagram Ads. 

Esse investimento representa a criação de campanhas patrocinadas, que possuem mais chances de atingir os clientes e que permitem a mensuração de resultados, adequando as ações criadas a longo prazo.