Estratégias para aumentar a visibilidade dos seus stories no Instagram

Quando se fala de marketing muitas frases prontas vêm à tona, como a famosa “quem não é visto, não é lembrado”. Isso é um fato que todo gestor de qualquer nicho de mercado entende. E é claro que a melhor maneira de fazer isso hoje em dia, é apostando nas redes sociais. 

O Instagram foi criado em 2010, e, principalmente nos últimos anos, vem ganhando protagonismo na utilização, aumentando cada dia mais o número de usuários. Em 2012 a rede social foi comprada pela gigante Facebook, e como resultado disso, uma série de atualizações e melhorias foram surgindo. 

O Stories é uma delas. A novidade foi lançada pelo Instagram em 2016, e logo virou uma verdadeira febre entre os usuários. Como resultado, novas ferramentas foram sendo integradas a elas. 

Para que a sua empresa tenha uma estratégia que seja capaz de potencializar os resultados da sua empresa, é essencial criar conteúdos consistentes no Instagram, para compartilhar nos stories. 

Quer entender como gerar conteúdos que tragam engajamento e visibilidade para sua marca na rede social? Então continue sua leitura: 

Porque aumentar a visibilidade dos seus stories no Instagram

Se você já conhece todos os benefícios, basta continuar sua leitura. Caso contrário, antes de tudo, é importante entender porque é necessário aumentar sua visibilidade nesta rede social, através dos stories. 

Confira os principais benefícios: 

  • O número de seguidores do seu perfil vai aumentar;
  • Seu alcance orgânico será cada vez mais alto;
  • Seus conteúdos aparecerão como sugestão para cada vez mais usuários da rede;
  • Mais pessoas vão conhecer sua marca;
  • As chances de venda irão aumentar consideravelmente;
  • O retorno financeiro será ótimo tendo em vista o resultado alcançado. 

De maneira geral, as vantagens podem ser tudo o que sua marca precisa para decolar de vez! Agora, vamos ver o passo a passo para alcançar este objetivo? Acompanhe: 

Como aumentar sua visibilidade organicamente nos stories do Instagram

O marketing digital é capaz de impulsionar o seu negócio. E para tornar ele efetivo de verdade, é importante explorar o poder do alcance orgânico das redes sociais de maneira inteligente. 

Para aplicar isso nos stories, coloque em prática as seguintes ações: 

Explore as ferramentas de interação dos Stories do Instagram

Essas ferramentas de interação dão dinâmica ao conteúdo criado e compartilhado no aplicativo. Como consequência, além de tornar seus stories mais atrativos, abrem espaço para a interação do público com a sua marca. 

Temos diversas opções que podem ser usadas nesse caso, como: 

Caixa de perguntas: através dele seu público pode enviar perguntas ou comentários para que você responda ou interaja. 

Enquetes: com essa ferramenta é possível dar opções de respostas para que seus seguidores respondam. 

Em ambas as situações, quanto maior for a interação, maior será a entrega. Por isso mesmo, vale pensar muito no seu marketing de conteúdo, usando técnicas como storytelling e outras mais, para garantir o interesse e a participação de quem visualizar seu storie. 

Use figurinhas, gifs, marcações e localização

Estas opções deixam o seu conteúdo muito mais dinâmico, e automaticamente são entregues para um maior número de pessoas. Sempre que possível marque empresas e pessoas no seu stories, criando interação e tornando seu conteúdo mais abrangente. 

Isso mostra que sua marca está inserida em uma certa comunidade. O Instagram, ao perceber isso, entregará seu conteúdo para outros usuários que ainda não conhecem sua marca, mas têm tendência a se sentir incluído na sua comunidade. 

Explore as opções, procure palavras-chave interessantes e seja criativo na hora de postar seus conteúdos. 

Procure ser objetivo, mas entregue toda a informação 

É importante destacar que o tempo de duração de cada stories é de 15 segundos. É claro que vídeos contínuos são bem vindos, mas garanta que seu conteúdo seja relevante e esteja alinhado com a sua persona. Caso contrário sua margem de visualização será extremamente baixa e seu conteúdo não terá um bom alcance. 

Uma ótima maneira de garantir que você seja objetivo, e entregue todos os dados importantes, é criando pequenos roteiros. Isso inclusive pode entrar na sua rotina de conteúdos semanais. 

Marketing nas redes sociais depende de muito planejamento e análise de resultados. E vale a pena manter estas atividades corriqueiras e parte da sua rotina. O ideal é que todo o mês, ou semana, alguém da sua equipe dedique um tempo a isso. 

Publique seus stories em horários diferentes ao longo do dia

Não é necessário realizar postagens todos os dias no seu feed. Mas o ideal é que as postagens dos seus stories tenham essa frequência. 

A ideia não é ficar refém da rede social, e sim saber olhar para sua rotina, transformando atividades rotineiras, em conteúdo. 

Ao fazer estas postagens em diferentes horários, seus conteúdos aparecerão para as pessoas com maior frequência, pois seu perfil irá se manter na sequência de stories do seu público ao longo do dia. 

Na prática, ao publicar uma série de stories pela manhã, você será visualizado apenas perto daquele horário. A postagem frequente, te levará para os primeiros resultados diversas vezes, aumentando cada vez mais o número de visualizações. 

Reposte os conteúdos em que você for marcado

Lembre-se: uma das coisas mais importantes a se fazer na sua rede social, é interagir com os usuários que já fazem parte da sua comunidade, fortalecendo laços e criando fidelização. 

A repostagem de conteúdo mostra para quem fez a marcação que ele importa para sua empresa. E para o restante do público, é uma prova social de que existe qualidade no serviço ou produto entregue.

Como explorar as campanhas pagas para aumentar sua visibilidade nos stories do instagram

O alcance orgânico é extremamente importante no processo de alcançar sucesso na sua estratégia de marketing de conteúdo nos stories do Instagram. Contudo, para obter ainda mais resultados positivos, é importante investir em campanhas pagas. 

Uma das partes mais difíceis nesse processo, é a criação de público para cada campanha. E a melhor maneira de não errar, é sabendo qual  é a sua persona. 

A Persona se trata de uma representação fictícia de qual é o perfil de cliente ideal para a sua empresa. Vale destacar que isso vai muito além do seu nicho de mercado, pois sua marca está inserida em uma comunidade. 

Para criar o perfil da sua persona, é importante se basear em dados reais, somando a percepção da sua equipe comercial e dados coletados nas suas redes sociais. 

Para criar sua persona, reúna dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus atuais clientes. Nesse caso é importante indicar informações completas, como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e até mesmo as dores.

As dores da sua persona devem vir de encontro com as soluções que a sua empresa entrega. Isso pode servir de gatilho na hora de criar seu conteúdo, chamando a atenção de um público que procura exatamente pelo que você oferece como empresa!

Uma ótima maneira de garantir assertividade na hora de criar o público das suas campanhas de stories, é optando pelo público look alike.  

Uma estratégia inteligente para os stories do Instagram da sua marca

Toda gestão empresarial que busca sucesso, deve encontrar uma maneira de otimizar suas ações de marketing da melhor maneira possível. 

Neste importante setor, quando o assunto é stories no Instagram, a melhor maneira de garantir que o conteúdo criado e compartilhado dê bons resultados, é explorando da melhor maneira as ferramentas de alcance orgânico e pago da rede social. 

Dedique um tempo da sua gestão para isso, ou garanta que uma pessoa da sua equipe seja responsável por isso. Vamos a um checklist rápido para garantir sucesso nas suas ações: 

  • Poste frequentemente e em horários alternados. 
  • Analise sua rotina e use a mesma para criar conteúdo relevante para seu público. 
  • Explore as ferramentas do instagram na hora de postar seu conteúdo (enquetes, perguntas, figurinhas, gifs, localização e marcações). 
  • Crie o perfil de sua persona para desenvolver conteúdos relevantes, e para garantir assertividade na hora de criar o público das suas campanhas pagas. 
  • Invista em campanhas.
  • Analise seus resultados diariamente entendem que tipo de conteúdo melhor funciona no seu perfil, e entrega maior engajamento com seu público. 

Colocando estas dicas em prática, ficará mais fácil otimizar suas estratégias de marketing digital. Como resultado positivo, seu financeiro vai entregar cada vez melhores resultados. 

E vale destacar que com o seu crescimento, não deixe de seguir investindo em marketing digital. Dessa maneira, seu marketing jamais ficará estagnado, e seguirá resultando visibilidade de marca e em vendas!