A falta de posicionamento digital é um problema comum de muitos negócios. O posicionamento de marca, digital ou não, é o que sustenta a sua proposta de valor e vai te diferenciar da concorrência.
A era digital é a mais competitiva que já tivemos. Consumidores têm acesso fácil a qualquer tipo de informação e são bombardeados com todo tipo de publicidade e conteúdo.
O consumidor digital é exigente e deseja personalização. Destacar-se nesse meio não é simples, por isso definir bem o posicionamento da sua empresa é tão importante.
O marketing é um forte aliado para estruturar o seu posicionamento de forma estratégica. Entenda melhor nesse artigo porque você deve posicionar a sua empresa. Veja também as melhores estratégias de marketing que podem te auxiliar nesse desafio!
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O que é posicionamento digital?
Falar de posicionamento é falar de estratégia e de como a sua marca é percebida pelo consumidor. Isso é: o espaço que a marca ocupa na mente de um cliente e como ela se diferencia da concorrência.
No ambiente de empresa toda e qualquer estratégia precisa ser pautada no plano de negócios e no posicionamento da marca. Ter esses dois artifícios bem definidos e alinhados ajuda na construção de ações realmente eficazes e com objetivos claros.
O posicionamento de marca é a base do marketing e ambiente digital ele se torna cada vez mais imprescindível para a construção de um negócio de sucesso. O marketing digital é um dos melhores meios para as empresas se posicionarem com autoridade no mercado e se tornarem conhecidas.
O posicionamento digital é uma estratégia de marketing que ajuda negócios a se diferenciarem. O objetivo é oferecer ao seu público algo maior, melhor ou mais valioso do que os seus concorrentes. E o mais importante: que resolva o problema do seu cliente.
O posicionamento faz parte da construção da estratégia de marca. Uma estratégia de marca bem definida e executada leva a uma mensagem de marca consistente e uma forte conexão com os clientes.
Para a empresa conquistar um posicionamento de excelência é preciso ter um comprometimento da equipe em estudar o setor de atuação e os objetivos da empresa. Dessa forma, torne-se especialista no assunto, crie um ambiente de confiança e conhecimento.
Quanto melhor for a sua solução de mercado e maior seu entendimento do cliente melhor serão os seus resultados em relação à posição da sua empresa no mercado. Uma estratégia de posicionamento digital eficaz potencializa a sua relevância para o cliente e garante um diferencial competitivo.
Os principais objetivos que a sua estratégia deve responder são:
– Relevância: por que a sua marca é atrativa para o cliente?
– Diferenciação: por que a sua marca é única em relação às outras?
– Credibilidade: por que você confiar na minha oferta?
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A importância de um bom conteúdo
O conteúdo é a parte mais importante de uma estratégia digital. É através dele que a sua empresa vai fortalecer o posicionamento e despertar o interesse do potencial cliente. As marcas que investem em conteúdos ricos, úteis e relevantes conseguem maior aceitação do público.
Marketing de conteúdo é a estratégia definida pelo uso de conteúdo na comunicação com o cliente. O foco é a produção de conteúdo de qualidade para atrair o público e criar familiaridade.
É importante que, ao buscar sobre um produto ou serviço, o consumidor encontre soluções nas suas páginas, blogs, sites, redes sociais etc. De forma que ele confie e acredite no que sua empresa oferece.
É essencial estudar as dores do cliente e analisar os motivos pelos quais a sua solução é a ideal para ele. Assim, será possível construir conteúdos relevantes e que despertem a atenção do lead.
Uma maneira de conhecer mais profundamente o seu target é criando o mapa de empatia da sua persona. Dessa forma, poderá propor os temas mais relevantes.
O conteúdo precisa engajar as pessoas e guiá-las pela jornada de compra de forma a convencê-las a escolher a sua marca em vez da concorrente.
Os conteúdos produzidos por uma marca devem se adaptar aos diferentes canais que o seu público esteja. O planejamento de conteúdo precisa ser integrado e todos os materiais devem apresentar uma identidade única, capaz de ser facilmente reconhecida pelo seu cliente.
O marketing atrelado ao conteúdo pode render oportunidades de negócio de forma recorrente. Além disso, essa também é uma excelente maneira de fortalecer uma marca.
Para o marketing, conteúdos digitais podem ter diferentes objetivos, como gerar mais leads, criar visibilidade para uma marca, promover engajamento, atrair novos clientes, entre outros. O conteúdo é o ouro do marketing digital!
A estratégia de conteúdo é uma das mais baratas que se tem, mas isso não quer dizer que não deva receber investimentos ou que pode ser feita por qualquer pessoal. Um bom conteúdo requer uma boa equipe de redação por de trás!
Caso contrário seus conteúdos podem não gerar leads. Se isso acontece na sua empresa, entenda os motivos e como solucionar. (Por que meus conteúdos não geram leads? E como solucionar )
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Geração de Demanda x Geração de Leads
É comum no mercado existir uma confusão entre os termos geração de demanda e geração de lead. Apesar de complementares eles são diferentes! Vamos entender melhor isso?
Gerar demanda é atrair pessoas interessadas ao seu produto / serviço. É uma estratégia típica do início da jornada de compra do consumidor. Aquele momento em que você precisa tornar a sua marca conhecida no mercado e despertar o interesse de novos leads para o funil.
A geração de demanda é uma forma de difusão da marca e promoção de receita para o seu negócio. A segmentação do público-alvo é a base para que a estratégia tenha bons resultados.
Já a geração de leads é mais específica! Muita utilizada no Inbound Marketing, é o ato de captar dados de potenciais clientes oferecendo a eles em troca conteúdos relevantes, como ebooks, webinars etc. São os famosos formulários e landing pages de captação de informações.
Como deve ter notado, a geração de leads é também uma das estratégias de geração de demanda. Isso é, a geração de leads normalmente acompanha como boa tática dentro da estratégia de geração de demanda.
Você pode se aprofundar mais no tema e aprender como otimizar a geração de demanda B2B aqui. (Geração de demanda: como gerar mais vendas b2b)
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Estratégias de Marketing:
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é o marketing de atração. É formado por um conjunto de estratégias que tem como objetivo fazer com que o cliente encontre a sua marca de forma voluntária.
Nessa técnica a empresa cria e distribui conteúdos relevantes para chamar atenção do público-alvo e fazer com que ele engaje com a marca de alguma forma. O objetivo é criar uma conexão, educando o lead e ligando-os ao conteúdo de maneira orgânica.
A estratégia de geração de leads é a base do Inbound Marketing, com a distribuição de materiais ricos em landing pages. A estratégia funciona bem para empresas com ticket médio baixo e que precisam de volume no seu topo de funil. Se esse é o seu caso, pode apostar com tudo!
Em vendas complexas e com ticket médio alto, o Inbound precisa ser repensado. Não é que não funcione! Pode funcionar muito bem, mas como o público que deseja engajar é normalmente um público corporativo e de cargos altos, materiais ricos não são o foco.
Nesses casos, a estratégia de Inbound Marketing precisa ser bem mais personalizada e direcionada a educar o mercado e garantir que o lead já tenha tido algum contato com a empresa. Assim, gerando conhecimento da sua empresa e funcionamento como estratégia de posicionamento!
É comum pensarem que o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são a mesma coisa. Mas, não são! O Inbound Marketing é sobre o direcionamento da comunicação, em que a empresa é encontrada e não o contrário.
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias que fazem parte do Inbound, como forma de atração.
Outbound Marketing
O Outbound Marketing são as estratégias tradicionais de marketing, em que a empresa procura o cliente e apresenta o produto ou serviço de modo ativo e pago.
São as formas mais tradicionais de fazer publicidade como anúncios de rádio, tv, revista, telemarketing, outdoor e anúncios digitais.
O Outbound continua sendo uma estratégia eficaz para resultados de curto prazo e de efeito massivo. Um bom planejamento de marketing deve compor o Inbound com o Outbound.
A estratégia teve uma adaptação ao formato digital e ganhou uma versão conhecida como Outbound 2.0. A internet possibilitou que todas as ações sejam baseadas em métricas, com cálculos reais do retorno do investimento (ROI).
Algo que os modelos tradicionais como tv e rádio nunca garantiram com exatidão. Saiba mais vantagens e desvantagens do Outbound. (Outbound Marketing: O que é e quais suas vantagens e desvantagens)
Funil Y
Se você trabalha na área de marketing digital certamente o funil de vendas faz parte do seu dia a dia. O funil de vendas é um representativo da jornada de compras do seu cliente.
Com as novas estratégias de marketing digital, o funil de vendas foi readaptado para o Funil em Y. Essa nova versão faz a junção das estratégias de Inbound e Outbound Marketing.
O funil Y leva em consideração a nova realidade do marketing digital, a jornada do cliente mais eficiente. O objetivo é criar pontes que do Inbound e Outbound de modo que elas sejam integradas de acordo com a maturidade do lead.
Para ter um bom funcionamento o Funil Y é necessário o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas.
O trabalho em equipe é a chave para conseguir melhores resultados, evitar as barreiras do funil e fechar mais clientes. Veja como funciona o Funil de Y etapa por etapa e conheça seus benefícios. (Funil em Y: O que é e como implementar!)
Conclusão:
A definição do posicionamento digital é o ponto de partida para a construção de uma marca forte e um negócio de sucesso. Entender o propósito do seu produto ou serviço e a percepção que o público têm dele auxilia na construção de estratégias mais eficientes e com discursos coerentes.
Como vimos, estratégias de marketing de conteúdo e personalização são o que vão fazer a diferença na hora de posicionar a sua empresa perante a concorrência. Assim, ficará mais fácil conquistar novos negócios e construir um relacionamento bom e duradouro com seus clientes.